Meu filho de 4 anos vai fazer cirurgia para tirar adenoide e o ecocardiograma deu sobrecarga do ventriculo

Meu filho de 4 anos vai fazer cirurgia para tirar adenoide e o ecocardiograma deu sobrecarga do ventriculo direito o que é?

2 respostas


Prezada(o), por haver a indicação de retirada cirúrgica da adenóide, suponho que seu filho venha apresentando quadros respiratórios num passado recente. Eventualmente pode até ter desenvolvido quadros mais extensos, incluindo o pulmão, que fica temporariamente congesto. Como o sangue que o pulmão recebe vem, na sua maior parte, do ventrículo direito, este acaba dando sinais de sobrecarga que podem desaparecer caso o quadro respiratório se resolva, e não haja alguma outra causa de base.

Dr. Otavio Eboli

Dr. Otavio Eboli

Cardiologista

São Paulo

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


A sobrecarga de ventrículo direito pode estar associada a diversos quadros cardíacos e pulmonares. Recomendo avaliação com cardiologista pediátrico para avaliar a história pregressa e exame físico do seu filho. Em alguns casos é necessário realizar exames complementares como o Ecocardiograma. Devemos avaliar também se o laudo do eletrocardiograma está correto. Muitas vezes o exame é feito sem levar em conta a idade do paciente. Crianças tem um padrão de eletrocardiograma diferente dos adultos, o que às vezes pode levar a confusão na avaliação do traçado do exame. Um traçado típico de sobrecarga de ventrículo direito em adulto pode representar um exame normal em crianças.

Dr. Marcelo Santin Cascapera

Dr. Marcelo Santin Cascapera

Cardiologista pediátrico

São Paulo

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.