Meu filho desenvolveu um medo incontrolável de vomitar. Não suporta ver alguém vomitando, sentir che

13 respostas
Meu filho desenvolveu um medo incontrolável de vomitar. Não suporta ver alguém vomitando, sentir cheiro ou pensar em vomitar. Isso está impedindo-o até mesmo de andar de carro pois ele acha que se andar de carro irá ficar enjoado e vomitar. Que tipo de ajuda devo procurar?
Olá, Bom dia! Seria muito interessante você levar seu filho a um psicólogo para tratar essa questão. Muitas vezes, passamos por uma situação constrangedora ou traumática que passa a "assombrar" nossa memória pelo medo de reviver aquela situação extremamente incômoda (Ele ter vomitado, ou mesmo ter presenciado alguém vomitar). Isso na prática é o que está gerando ansiedade no seu filho toda vez que pensa ou imagina vômito. E a ansiedade tomou conta de suas atividades diárias associando a situações comuns, como andar de carro. Quando um pensamento começa a interferir no dia a dia de uma pessoa, é hora de olhar a situação com maior cuidado. A psicoterapia é o lugar onde o psicólogo vai analisar e descobrir junto de seu filho, o que esse medo imaginário significa, de onde vem esse medo imaginário, o que esse vômito imaginado representa, e ajudá-lo a viver de maneira tranquila, sem que se indisponha apenas com seus pensamentos.

A causa do que desencadeia medos e fobias em crianças nem sempre está clara para os pais ou para as pessoas do convívio. Na psicoterapia a criança terá oportunidade de expressar seus medos através de desenhos, brinquedos e da fala. A criança pode verbalizar coisas que parecem sem sentido, mas para um psicólogo não o são. O psicólogo poderá fazer uma leitura através da história de vida, unindo às situações trazidas pela família e observação do comportamento. Crianças aprendem passando por situações ou presenciando alguma situação, chamamos a isso de aprendizagem vicária, podendo inclusive ter aprendido em filmes ou jogos eletrônicos. Não deixe de procurar um profissional da psicologia. Nem sempre os comportamentos são superados sozinhos podendo, inclusive, agravar o quadro ou modificar para outros comportamentos desadaptativos. Estou à disposição para orientação de pais e atendimento presencial em Salvador /BA. Simaia Sampaio - Psicóloga, Neuropsicóloga e Psicopedagoga.
Bom dia .Será muito importante que seu filho seja ouvido e avaliado sim , afim de encontrarmos respostas , sobre o que houve .Esses sintomas tem uma causa que precisa ser investigada e tratada .Estou a disposição .
Boa tarde. Importante ouvir com mais detalhe seu filho e a idade dele. Seu breve relato remete a ideia de fobia, mas é importante investigar. Um trabalho de psicoterapia ou psicanálise no meu modo de ver será salutar.
Olá. Concordo com os colegas acima em relação à indicação do profissional. Mais especificamente, um psicanalista. Pelo seu breve relato, fica claro o sofrimento dele e como isso está atrapalhando ele no dia a dia.
Olá! O medo excessivo de vomitar é chamado Emetofobia. Ele costuma ser bastante limitante, pois tem impactos significativos na vida social do indivíduo. A pessoa sente medo de vomitar, de ver outros vomitando ou até de vomitar na presença dos outros. Sugiro buscar um Psicológo para entender o que acontece a tratar disso. Pode ser necessário acompanhamento de um Psiquiatra. Um abraço!

Olá.

Parece que o seu filho está desenvolvendo sintomas que estão afetando o dia-a-dia e as suas atividades funcionais, trazendo grandes preocupações, também, para a família e as pessoas que estão ao seu redor. Seria essencial buscar um acompanhamento psicológico para acompanhá-lo.
Olá, é importante procurar ajuda psicológica, que ajuda a entender que associações ele fez a esse evento,pois traz prejuízos no seu funcionamento. Estou a disposição para tirar suas dúvidas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
olá! Concordo com a opinião dos colegas acima. Procure um psicólogo para ajudar à ele e receber orientações para ajudá-lo também.
Olá, importante procurar um psicólogo com foco em atendimento de crianças ou adolescentes e, preferencialmente, da abordagem de Terapia Cognitivo Comportamental, pois esse profissional tem habilidades para trabalhar especificamente essa questão.
Seu filho pode estar com fobia específica, é importante fazer uma avaliação e iniciar o tratamento com psicólogo. O tratamento mais indicado para fobias é a Terapia Cognitivo Comportamental, é necessário entender o porquê do medo, quais pensamentos ele tem em relação ao vômito e buscar estratégias de enfrentamento com ajuda profissional.
Boa tarde. Pelo seu relato. parece ser sintomas típicos de fobia que está associado a crises de ansiedade,.No entanto é importsnte que vc procure um psicólogo para avaliar o que pode ter desencadeado tais sintomas em seu filho..Sugiro terapia com base em psicanálise por entender que há muito
de subjetivo a ser analisado, questões anteriores ao aparecinento dos episódios de. vômitos podem ter sido disparadores para tais sintomas.
Olá, tudo bem? Espero que sim! É importante entender de onde vem esse medo. É interessante que você procure um psicólogo para seu filho, pois pelo seu relato já está prejudicando a rotina dele e da família. Espero que seu filho fique bem!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!