Meu filho fez EEG. O traçado apresenta as alterações própria do sono com ondas lentas em todas as r

2 respostas
Meu filho fez EEG.
O traçado apresenta as alterações própria do sono com ondas lentas em todas as regiões cerebrais e ondas do vertex ausência de grafo elementos patológicos e assimetria fusos do sono presentes e simétricos a prova de fato estimulação não altera o traçado o que significa??
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Olá! O traçado eletroencefalográfico que você descreveu sugere que a pessoa teve um sono profundo, com presença de ondas lentas em todas as regiões cerebrais e ondas do vertex. A assimetria de fusos do sono é um padrão comum no sono e não necessariamente indica um problema.

É importante notar que não foram encontrados grafoelementos patológicos (anormalidades no traçado) e que o traçado permaneceu sem alteração durante a prova de hiperestimulação, o que sugere que não há preocupações imediatas.

No entanto, a interpretação do traçado eletroencefalográfico deve ser feita por um neuropediatra que seja experiente na leitura do EEG e manejo de sono e epilepsia, e conheça outros fatores, como a história clínica da pessoa. Tudo isso deve ser levado em consideração antes de se tirar qualquer conclusão.

Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Juliana Schvartz
Neurologista pediátrico, Pediatra
Niterói
O laudo do EEG do seu filho indica algumas alterações típicas do sono, como ondas lentas em todas as regiões cerebrais e ausência de elementos patológicos. Isso significa que, durante o sono, a atividade elétrica do cérebro apresenta padrões normais de ondas lentas, que são comuns durante as fases de sono profundo. A ausência de elementos patológicos sugere que não foram encontradas anomalias significativas que indicariam uma condição neurológica grave.

A simetria dos fusos do sono indica que a atividade elétrica durante o sono está distribuída de forma equilibrada entre as duas hemisférios cerebrais. O fato de a estimulação não alterar o traçado sugere que a atividade elétrica do cérebro é estável e não é facilmente influenciada por estímulos externos.

No entanto, é importante discutir este laudo com um neuropediatra para, juntamente a outros exames, análises e acompanhamentos, interpretar de forma mais detalhada e entender melhor o contexto clínico específico do seu filho.

Especialistas

Ulysses Caús Batista

Ulysses Caús Batista

Neurocirurgião

Vila Velha

Agendar uma visita
Helen Oliveira

Helen Oliveira

Neurologista

Arapiraca

Agendar uma visita
Cristiane Segato

Cristiane Segato

Neurologista pediátrico, Pediatra

Santo Ângelo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 243 perguntas sobre EEG (electroencefalograma)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.