Meu filho não consegui ir no dentista tem ansiedade, que me recomendam?

9 respostas
Meu filho não consegui ir no dentista tem ansiedade, que me recomendam?
procurar um profissional da área da psicologia que possa ajudar a compreender de onde vem essa ansiedade.

Olá! Seria ideal levar seu filho a um(a) psicólogo(a), para serem investigadas as causas dessa ansiedade. É normal um certo receio de ir ao dentista pelo fato de ter que ser submetido à intervenções que muitas vezes são invasivas e que causam dor, porém quando essa ansiedade toma proporções incapacitantes, ela deve ser explorada. Além disso, seria bom procurar indicações de profissionais da Odontologia que tenham um perfil mais acolhedor e que o seu filho se sinta seguro e à vontade desde o primeiro contato. Abraços!
E natural que toda criança sinta medo de ir ao dentista em razão das fantasias que a ela produz a respeito dos procedimentos que um dentista realiza. Porém, se o medo que a criança sente e de uma intensidade maior e produz sofrimento, acho importante buscar ajuda de um psic
Concordo com os colegas e acrescento que a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) apresenta ótimo resultado no caso de ansiedade e fobias e o tempo de tratamento depende do engajamento do paciente e do tempo de resposta dele, podendo ser breve (poucas sessões).
Olá, o ideal seria buscar por um psicólogo para explorar melhor o que gera os sintomas de ansiedade nele. Na escolha do profissional, procure por um profissional especialista em atendimentos direcionados para a idade e queixa do seu filho.
Tudo o que foi dito anteriormente está correto. Ressaltaria o fato de que psicoterapia infantil, quando identificado um alvo concreto, não precisa obrigatoriamente ser um processo longo. Ansiedade perante uma ida ao dentista é bastante comum (senão esperada), às vezes algumas sessões podem fazer com que a criança - ou os pais - consigam lidar com isso de forma mais assertiva.
Olá ????. Além da sugestão de buscar um psicólogo e um dentista especializado em crianças ????, você também pode usar ferramentas lúdicas, se seu filho ainda for uma criança. Busque desenhos animados, livros (para contar histórias sobre esse tema), ou até brinquedos (existe até um que utiliza massinha). Mas Se ele estiver maior, acho muito válido explicar, sempre com carinho e empatia, os benefícios de ir ao dentista, e as consequências negativas de não ir. Espero ter ajudado. Abraço
Olá! Pelo seu relato, é necessária uma avaliação e investigação mais detalhada. Procure um psicólogo que trabalhe com questões de ansiedade e medo em crianças e adolescentes.
Olá, procure um psicólogo com abordagem comportamental cognitiva, porque nesta abordagem será trabalhada a ansiedade e o medo de ir ao dentista, caso necessário o profissional encaminhara a um psiquiatra. Espero ter ajudado.