Meu filho tá tomando respiridona mas ele não conversa pergunto ele não responde é difícil ele capita

3 respostas
Meu filho tá tomando respiridona mas ele não conversa pergunto ele não responde é difícil ele capitar o q tô falando isso é normal? sente sono após uma meia hora
Dra. Fernanda Marques Saraiva
Psiquiatra
São Paulo
Existem várias possibilidades para esses sintomas do seu filho e você só descobrirá comunicando esse fato ao médico responsável. Uma hipótese seria um efeito colateral de alentecimento do pensamento provocado por essa medicação. A sonolência é algo comum com esse fármaco. Converse com o seu médico sobre o que está acontecendo e ele te orientará qual a melhor conduta a ser tomada. Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Anna Laura Lopes Rezende
Psiquiatra
Goianésia
A risperidona é um medicamento antipsicótico utilizado no tratamento de diversas condições, como transtornos psiquiátricos e comportamentais. É normal que a medicação tenha efeitos colaterais, e alguns desses efeitos podem incluir sonolência, lentidão nas reações, ou dificuldade para se concentrar, o que pode influenciar na forma como seu filho interage com você, incluindo dificuldade em responder e captar o que você está dizendo.

No entanto, é importante observar como ele está reagindo ao medicamento, pois o efeito colateral de sonolência é relativamente comum nas primeiras horas após a dose, e a dificuldade em se comunicar pode ser um reflexo disso. Além disso, a medicação pode afetar a capacidade de atenção e interação, especialmente se a dose ainda não foi ajustada de forma ideal para ele.

Recomendo que você converse com o médico dele para discutir essas reações, principalmente se você perceber que a dificuldade de comunicação está interferindo muito no dia a dia dele. O médico pode precisar ajustar a dose ou considerar outras alternativas terapêuticas. A orientação profissional é fundamental para garantir que o tratamento seja o mais eficaz e seguro possível.
A Risperidona pode causar sonolência importante, especialmente no início do tratamento ou após aumento de dose, e isso pode deixar a criança/adolescente mais quieto, lento para responder, com dificuldade de atenção e pouca interação, sobretudo 30–60 minutos após tomar. Um grau leve de sedação pode ser esperado nas primeiras semanas, mas ficar muito “apagado”, não responder quando é chamado ou ter grande dificuldade de compreender o que você fala não é o esperado e merece reavaliação médica. Esses efeitos podem melhorar com o tempo, porém, se estiverem intensos ou persistentes, o médico pode ajustar a dose, mudar o horário ou considerar outra medicação. Não suspenda por conta própria; procure o psiquiatra que acompanha seu filho o quanto antes para avaliar.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 161 perguntas sobre Risperdal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.