Meu filho tem 13anos mais não consegue engolir o flanax comprimido, posso diluir o comprimido.

2 respostas
Meu filho tem 13anos mais não consegue engolir o flanax comprimido, posso diluir o comprimido.
Pode diluir ou amassar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Heitor Oliveira
Homeopata, Pediatra, Médico de família
Piracicaba
Não é recomendável diluir, triturar ou mastigar o comprimido de **Flanax** (naproxeno sódico).

Cientificamente, o Flanax é formulado para ser liberado e absorvido em locais específicos do trato gastrointestinal. Ao quebrar a estrutura do comprimido, você altera a farmacocinética do medicamento, o que pode gerar dois problemas principais:

1. **Irritação Gástrica:** O naproxeno é um anti-inflamatório não esteroide (AINE) que pode ser agressivo para a mucosa do estômago. O revestimento do comprimido ajuda a proteger o esôfago e o estômago do contato direto com a substância concentrada. Ao diluir, o risco de queimação, náuseas e até lesões gástricas aumenta.
2. **Sabor e Eficácia:** O medicamento possui um sabor extremamente amargo e persistente, o que pode causar náuseas ou vômitos imediatos no adolescente, fazendo com que ele perca a dose. Além disso, a absorção pode ser acelerada de forma inadequada, alterando o tempo de alívio da dor.

---

### **Como proceder com um adolescente de 13 anos:**

* **Troca da Forma Farmacêutica:** Para jovens com dificuldade de deglutição (disfagia funcional), a solução mais segura é substituir o comprimido pela **suspensão oral (gotas ou xarope)** de naproxeno. Dessa forma, a dosagem é ajustada pelo peso e a administração é segura.
* **Técnica de Deglutição:** Muitas vezes a dificuldade é psicológica ou de técnica. Tente colocar o comprimido na língua e beber água por um canudo ou usar uma garrafa de bico (tipo squeeze), o que obriga a cabeça a ficar em uma posição que facilita a passagem do comprimido.
* **Alternativa de Classe:** Caso não encontre a versão líquida do naproxeno, o médico pode prescrever outros anti-inflamatórios que existam em gotas ou comprimidos dispersíveis (que se desfazem na água propositalmente).

---

### ** Sinais de alerta ao administrar anti-inflamatórios:**

Interrompa o uso e busque orientação médica se o seu filho apresentar:

1. **Dor no Estômago:** Queimação forte ou dor "na boca do estômago" logo após a tomada.
2. **Reações Alérgicas:** Inchaço nos olhos, lábios ou manchas vermelhas pelo corpo.
3. **Fezes Escuras:** Fezes pretas ou com aspecto de "borra de café" (sinal de irritação gástrica severa).

O próximo passo ideal é não forçar a ingestão do comprimido diluído. Verifique com o farmacêutico ou com o pediatra a disponibilidade do naproxeno em suspensão ou a troca por um analgésico de deglutição mais fácil para a idade dele.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 294 perguntas sobre Antietanol
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.