Meu filho tem 15 anos. Ele apresenta quadro de ansiedade, fobia social, insegurança, isolamento e medo

7 respostas
Meu filho tem 15 anos. Ele apresenta quadro de ansiedade, fobia social, insegurança, isolamento e medo de sair e ir para escola. Tomou Risperidona e, mudou para Zopix (5mg). O medicamento é compatível com o quadro ou seria necessária nova avaliação médica?
Olá! todo tipo de transtorno de personalidade carece de tratamento multidisciplinar, psiquiatria e psicologia. Com relação aos medicamentos o ideal é fazer uma observação no comportamento do seu filho para relatar ao psiquiatra.

O ideal é que, além de acompanhamento médico - psiquiátrico, seu filho seja avaliado por um psicólogo. Não sei em quais condições seu filho foi avaliado; no entanto, a avaliação de um profissional da área pode colaborar com o processo de compreensão e apropriação do que se tem.
A medicação tem a função de buscar mais equilíbrio orgânico e remissão dos sintomas; porém penso que a psicoterapia pode colaborar muito com seu filho - seja para entender o que causa tanta ansiedade ou ainda para aprender a identificar seus sinais e buscar recursos para controlar de forma adequada.
No que se refere a medicação em uso, sugiro conversar com médico de confiança para reavaliar a necessidade, se houveram benefícios, etc.
Se os sintomas que ele apresenta forem da esfera da ansiedade, é necessário avaliar a comorbidade com transtorno do humor, bipolar ou não, para definir se seria necessário o uso de antidepressivo, estabilizador do humor, ou dose maior do antipsicótico. Entretanto, se forem motivados por ideação paranoide, tanto a risperidona quanto a olanzapina poderão ser usadas, fazendo o ajuste da dose. É muito importante avaliar todos os antecedentes familiares paternos e maternos, desde os avós, tios, etc, e também os pessoais, como patologias na gravidez e na infância. O diagnóstico não me parece claro. Tratamento psicoterápico também é importante.
Olá querida mamãe!
Entendo perfeitamente a sua preocupação!
Sugiro que você o leve para uma nova avaliação. Busque o médico que o atendeu, ou caso esteja insegura quanto o diagnóstico, peça uma segunda opinião, com um outro médico psiquiatra de sua cidade. É muito importante que você se sinta segura quanto o tratamento de seu filho, para assim motiva-lo em seu tratamento. Lembrando ainda da importàmcia que ele faça acompanhamento psicológico.
Um abraço!
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão Psicóloga / Neuropsicóloga
Só pelo que você descreve é dificil definir o diagnóstico. Conforme já dito pela Dra Alessandra anteriormente, esses sintomas podem ser da esfera da ansiedade ou da psicose. Somente uma avaliação por um profissional da saúde mental poderia dizer, para entendermos se a medicação está adequada.
Bom dia!
Como os colegas já disseram acima, é muito importante uma nova avaliação com um profissional psiquiatra para diagnosticar o quadro de seu filho, porém o acompanhamento de um psicólogo é imprescindível, como você descreve, que seu filho apresenta comportamento de isolamento, sintomas de ansiedade. Este profissional irá avaliar o histórico de vida, as situações que os leva ter medo de enfrentar de sair de casa.
Um profissional que trabalha com a linha comportamental cognitiva seria mais indicada, uma vez que analisa o estímulo /situaçao que pode ter desencadeado este comportamento de esquiva, ou seja, não enfrentar sair de casa e assim, trabalhar os pensamentos e emoçoes do paciente ajudando enfrentar com mais tranquilidade.
Quanto os medicamentos somente o médico irá esclarecer melhor.
Abs
Conforme já foi dito pelos profissionais acima, vale sim procurar uma segunda opinião e uma nova avaliação, mas jamais esquecer do acompanhamento psicológico, até porque os remédios causam muitos efeitos colaterais, e com a psicoterapia fica mais fácil lidar com todo o tratamento.