Meu filho tem 3 meses e tem sindactilia cutânea no segundo e terceiro dedo dos pés, ambos os pés.

3 respostas
Meu filho tem 3 meses e tem sindactilia cutânea no segundo e terceiro dedo dos pés, ambos os pés. Gostaria de saber se a cirurgia é indicada, quando e como é realizada? Tenho lido algumas coisas e tenho ficado aflita com as possibilidades de necrose do dedo, li sobre enxerto, anestesia geral...
Olá,

A sindactillia pode ser simples ou complexa (quando há alteração nos ossos). Nesse momento não há como saber pela idade dele. Na sindactilia simples o melhor a se fazer é não mexer! Então por enquanto, não faça nada. No futuro se houver deformidades ou problemas procure o medico.

A sindactilia dos dedos do pé normalmente não tem indicação de cirurgia, exceto quando acomete o dedão (apenas para uso de chinelo de dedo). De forma geral são simples e não interferem na marcha e por tal motivo não necessitam de tratamento cirúrgico. Este que seria realizado sob anestesia geral. Porém para adequado diagnóstico e tratamento é preciso uma consulta com ortopedista ou cirurgião de mão/plástico (apesar de ser no pé).
A sindactilia precisa ser avaliada primeiro por um cirurgião plástico ou ortopedista para saber se é simples ou complexa (quando envolve ossos, nervos, tendões ou outras estruturas nobres). Por ser no pé o caso do seu filho, geralmente os prejuízos são pouco, pois a mobilidade entre o segundo e terceiro não é essencial para nenhuma função (não vai impedir de caminhar, usar sandálias etc) - ou seja: não tem urgência.
Geralmente a maioria dos casos é de sindactilia simples, com acometimento apenas da pele. Via de regra precisa de enxerto de pele sim, e todo enxerto de pele tem risco de necrose (principalmente no pé que é região contaminada) porém mesmo quando isso acontece, pode-se fazer um novo enxerto.