meu filho tem autismo de nivel alto como devo trata-lo?

7 respostas
meu filho tem autismo de nivel alto como devo trata-lo?
Acompanhamento multidisciplinar é a melhor opção disponível hoje. O trabalho com crianças que são diagnosticas com espectro autista podem apresentar melhoras significativas, porem vale lembrar que temos que respeitar os limites de cada indivíduo. Busque profissionais que tenham uma formação especifica para se trabalhar com estes pacientes, temos hoje no mercado muitos profissionais que não estão preparados para esta demanda em suas clinicas. Portanto, o trabalho do psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo e em alguns casos ate mesmo psiquiatra.

Normalmente os atendimentos para estes casos são com Psicólogos para trabalhar questões comportamentais, emocionais e orientação familiar, terapia Ocupacional, Fonoaudiólogo e Psiquiatra ou Neurologista (no caso de transtornos psiquiátricos associados e comorbidades - para diagnóstico e tratamento). Em alguns casos, os pacientes passam por Psicopedagogos ou Neuropsicologos.
Neste caso, passe com um profissional especializado que poderá ajudá-la na escolha do tratamento adequado.
O autismo requer um acompanhamento mais que multidisciplinar. essas especialidades precisam trocar entre si. Procurem especialistas que já trabalhem juntos, seja numa clínica ou profissionais de consultório que já tem sua rede de profissionais elencados. o importante é que de fatos eles trabalhem discutindo o caso do paciente para somar esforços e não ficar um acompanhamento esfacelado no qual um profissional não sabe o que o outro faz.
outra coisa importante: quando mais breve a intervenção, melhores os resultados
nos serviços públicos nós temos esse tipo de atendimento nos chamados CAPSI (centro de atenção psicossocial infanto juvenil). muitos casos graves são encaminhados pra lá e eles trabalham desta maneira como lhe expliquei. procure o CAPSI mais perto da sua casa (eles funcionam por regionalização de bairros) e vá pelo menos fazer uma avaliação
O ideal seria uma avaliação com psicólogo e neuropediatra para que sejam avaliadas as potencialidades e dificuldades do seu filho. E tratamento por uma equipe multidisciplinar (psicólogo, neuropsicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e neuropediatra). É importante que busque profissionais com experiência em autismo para que as necessidades dele sejam atendidas. Imprescindível que a família também faça um acompanhamento psicológico para lidar com as peculiaridades dele e fortalecer o vínculo. Busque sempre o contato com seu filho, mesmo que seja ficar sentada ao lado dele enquanto ele gira um objeto, pois a dificuldade de interação não quer dizer que ele não queira interagir.
Olá, o tratamento para esse tipo de transtorno é multidisciplinar. O acompanhamento deve ser feito com o neurologista, psiquiatra (alguns casos), psicólogo, fonoaudiólogo para que aja uma melhora em todo o quadro que o autismo afeta, como o emocional, comportamental e cognitivo. O psicólogo comportamental nessa caso é melhor indicado.

Abraço!
Olá, seria importante fazer um acompanhamento com uma equipe multidisciplinar. Abraços.
O autismo considerado grave, continua sendo um desafio, para as crianças e suas famililas, mas a perspectiva atual é bem melhor do que nas gerações anteriores.
Hoje com um tratamento correto, muitos dos sintomas podem melhorar, avançando progressivamente de um nível grave para um moderado ou leve. Com um tratamento adequado, é possível ter muitos avanços.
Um programa de tratamento precoce, intensivo e apropriado, com uma equipe multidisciplinar formada por neuropediatra, psicologo, TO, Fono e Psicopedagogo, maximizara as habilidades sociais e comunicativas, por meio da redução dos sintomas e do suporte a melhoria do desenvolvimento e aprendizado.