Meu filho tem quase 5 meses e a moleira dele está quase fechada, o perimetro craniaco está na medida

Meu filho tem quase 5 meses e a moleira dele está quase fechada, o perimetro craniaco está na medida normal. Gostaria de saber como sabemos qual a medida da moleira em cada mes ,ou se medimos o perímetro cefalico ja é suficiente pra saber se o desenvolvimento do bebe está indo bem?

2 respostas


O perímetro cefálico é somente um dos dados. Outros dados clínicos em conjunto fazem parte da avaliação do pediatra. Na maior parte das vezes o tamanho da fontanela (moleira) não tem muito valor.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


O perímetro cefálico e o formato da cabeça já nos dizem muito. As vezes a fontanela está pouco aberta, mas ainda está aberta. É esperado que feche entre 12 e 18 meses. Não existe tamanho ideal de fontanela.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.