Meu gato está a 49 dias fazendo tratamento para esporotricose, ele tinha apenas uma lesão pequena, e

1 respostas
Meu gato está a 49 dias fazendo tratamento para esporotricose, ele tinha apenas uma lesão pequena, e foi descoberto logo no início, então não tem mais lesão nenhuma, está cicatrizado. Fui arranhada ontem, logo em seguida o ocorrido eu lavei a arranhadura com água sanitária, depois álcool e em seguida iodopolividona. Sigo lavando, passando álcool e usando pomada de cetoconazol na lesão. Quais as probabilidades de eu ter contraído?
Dr. Eldis Mioto
Dermatologista
São Paulo
A esporotricose é uma infecção fúngica causada pelo Sporothrix spp., que pode ser transmitida por arranhões, mordidas ou contato com secreções de animais infectados. No seu caso, como o seu gato já está há 49 dias em tratamento e teve apenas uma lesão pequena, que foi descoberta logo no início, a carga fúngica dele provavelmente já reduziu bastante. Isso diminui significativamente o risco de transmissão.

Além disso, você tomou medidas adequadas ao higienizar rapidamente a arranhadura com água sanitária, álcool e iodopolividona, além de seguir lavando a área e aplicando pomada antifúngica. Esses cuidados reduzem ainda mais as chances de infecção. No entanto, ainda existe um pequeno risco, pois o fungo pode estar presente na pele do animal, mesmo sem lesões visíveis.

O ideal agora é observar a área arranhada nos próximos dias. Se houver vermelhidão persistente, inchaço, formação de ferida ulcerada ou surgimento de nódulos endurecidos ao longo dos vasos linfáticos, pode ser um sinal de infecção. Nesses casos, é importante procurar um médico rapidamente para avaliação e, se necessário, iniciar o tratamento com antifúngicos orais.

Se quiser mais orientações sobre infecções de pele e formas de prevenção, agende uma consulta dermatológica online para uma avaliação mais detalhada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Francine Teixeira

Francine Teixeira

Infectologista

Curitiba

Ana Paula Ceccato

Ana Paula Ceccato

Dermatologista

Belo Horizonte

Monique do Vale

Monique do Vale

Infectologista

Rio de Janeiro

Aline de Santana Ferreira

Aline de Santana Ferreira

Dermatologista

Rio de Janeiro

Letícia Logullo

Letícia Logullo

Dermatologista

Itajaí

Myrciara Macedo de Alcântara

Myrciara Macedo de Alcântara

Dermatologista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 193 perguntas sobre Esporotricose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.