Meu índice de saturação da transferiram deu 6%, ta muito ruim? o que fazer?

Meu índice de saturação da transferiram deu 6%, ta muito ruim? o que fazer?

5 respostas


Olá, provavelmente este índice de saturação de transferrina baixo deve estar relacionado a anemia por carência de ferro. É necessário contudo, avaliar este resultado com os demais exames do perfil de ferro e investigação de anemia para poder fazer o diagnóstico mais correto.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


bom dia! o nível está baixo. Deve ser avaliado em conjunto com a ferritina e o ferro sérico. É possível que precise de reposição de ferro.

AG

Dra. Ana Gomes

Hematologista

Belo Horizonte

Agendar consulta

Um índice de saturação da transferrina de 6% é considerado bem baixo, já que os valores normais geralmente variam entre 20% e 50%, dependendo do laboratório. Isso indica que há pouca quantidade de ferro sendo transportada no sangue, o que pode ser um sinal de anemia ferropriva (deficiência de ferro). O que fazer? O ideal é procurar um médico, de preferência um hematologista, para investigar a causa dessa deficiência. Ele pode solicitar outros exames, como ferritina, hemograma completo e ferro sérico, para entender melhor a situação e indicar o tratamento adequado. Normalmente, o tratamento envolve suplementação de ferro e ajustes na dieta para incluir alimentos ricos nesse mineral, como carnes, feijão, espinafre e outros vegetais verdes escuros. Não deixe de buscar orientação médica para cuidar bem da sua saúde! *


Sim, um índice de saturação da transferrina de 6% está abaixo do valor normal, que costuma ser entre 20% a 50%, e indica deficiência de ferro no organismo. O que esse resultado pode significar? Anemia ferropriva (por falta de ferro) – a causa mais comum Pode estar associada a: Sangramentos crônicos (gástricos, menstruais intensos, intestinais) Dieta pobre em ferro Alterações na absorção (como após cirurgia bariátrica ou doenças intestinais) O que fazer: Procurar um médico (clínico geral ou hematologista) para investigar a causa da deficiência Associar com outros exames, como: Hemograma completo Ferritina Ferro sérico e TIBC (capacidade total de ligação do ferro) O tratamento geralmente inclui: Reposição de ferro por via oral ou intravenosa, conforme o grau da deficiência e tolerância Tratamento da causa de base (como controlar sangramentos ou ajustar dieta) Atenção: Evite tomar suplementos de ferro por conta própria, pois é importante confirmar o diagnóstico e a causa antes do início da reposição. Dra. Luiza Cruvinel – Hematologia


O índice de saturação da transferrina de 6% encontra-se abaixo do valor de referência, podendo sugerir deficiência de ferro. Recomenda-se avaliação médica para análise clínica e laboratorial completas. Caso os exames que compõem o perfil do ferro confirmem deficiência, poderá haver indicação de tratamento específico. Ressalta-se a importância de investigar a causa da deficiência de ferro para adequada condução do caso.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.