Meu irmão está com cancer laringeo.Não tem condições clinicas para tratamento ainda,tem que ganhar

3 respostas
Meu irmão está com cancer laringeo.Não tem condições clinicas para tratamento ainda,tem que ganhar peso.O médico está querendo encaminhá lo inicialmente para quimio/radio.Ouvi o médico dizer que a jugular cerebral está comprometida.Quais os riscos que ele corre enquanto ganha peso para o tratamento
Dr. Marcos Vinicius Franca
Oncologista, Médico clínico geral
Taguatinga
Ola. O tratamento combinado com quimioterapia e radioterapia pode acarretar lesões na boca e dificuldade para engolir, então o tratamento por si so ja aumenta muito a chance de perda de peso. No caso de um paciente ja com uma perda de peso importante, é fundamente uma avaliação pela Nutricao e pela equipe da Fonoaudiologia para checar como esta a deglutição e para entender qual foi o real motivo da perda de peso. Apesar de ser um tratamento com chance de efeitos colaterais, o tratamento costuma ser muito efetivo para este tipo de tumor. Melhoras para seu irmão!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Teylor Gerhardt
Cirurgião de cabeça e pescoço
Goiânia
Pelo seu relato, trata-se de um caso provavelmente de difícil resseção cirúrgica. Uma das formas de tratamento é a radio associado ou não com a quimioterapia. Esses pacientes, geralmente estão desnutridos, fato que atrapalha muito a tolerância e aderência ao tratamento completo. Não existe tempo para ganho de peso, o importante é iniciar o tratamento para melhorar a sobrevida. Não será uma tarefa fácil, tanto para o paciente como para vcs familiares. Desejo toda a sorte, fé e pensamento positivo!
Dr. Murilo Catafesta das Neves
Cirurgião de cabeça e pescoço
São Paulo
Olá ... essas decisões quanto ao melhor tratamento são sempre difíceis e envolvem uma série de condições para a melhor decisão. Em linhas gerais a opção de tratamento com cirurgia geralmente obtém os melhores resultados a médio e longo prazo. A não ser que o paciente esteja extremamente mal nutrido, a cirurgia ainda me parece a melhor opção. Tratamento apenas com radio e quimioterapia é uma opção, mas também tem limitações frente a perdas importantes de peso, que pode inclusive, causar interrupções no tratamento. Neste momento não existe uma solução mais fácil que a outra. Todas as decisões são difíceis.

Especialistas

Carla Rossi

Carla Rossi

Oncologista

Campo Grande

Uirá Luiz de Melo Sales Marmhoud Coury

Uirá Luiz de Melo Sales Marmhoud Coury

Cirurgião de cabeça e pescoço

Patos

Sandra Daud

Sandra Daud

Cirurgião geral

São José Do Rio Pardo

Carmelyta Semaan Botelho

Carmelyta Semaan Botelho

Oncologista

Caruaru

Carla Nakata

Carla Nakata

Oncologista

Cuiabá

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 38 perguntas sobre Câncer de laringe
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.