Meu marido de 83 anos foi diagnosticado com uma recidiva bioquímica de câncer de próstata e faz uso,

3 respostas
Meu marido de 83 anos foi diagnosticado com uma recidiva bioquímica de câncer de próstata e faz uso, trimestralmente, do Zoladex injetável que causa muitos efeitos desagradáveis. gostaria de saber se existem outras drogas e/ou procedimentos mais eficazes e com menos efeitos colaterais. ?
Infelizmente todas as medicacoes com esta finalidade trarao efeitos indesejaveis e a troca nao vai causar grande diferenca. Em alguns casos selecionados no entanto, e possivel o uso desta medicacao com alguns intervalos, procure checar se ha esta possibilidade no caso de seu marido. O uso de outras terapias vai depender do tipo de recidiva, ou seja, apos quais tratamentos o PSA voltou a subir.

Recidiva bioquimica significa que o cancer voltou após algum tratamento feito no passado. Nem todas as recidivas bioquímicas necessitarão de tratamento com Zoladex. É importante ter certeza de que não haja metáteses , já que nesses casos, pode-se acompanhar com PSA e muitas vezes a aplicação de injeções como o Zoladex só são utilizadas quando o PSA ultrapassa de 5 a 10 ng/ml. Após algumas aplicações pode-se suspender as injeções desde que o PSA tenha reduzido. Este tratamento é chamado de Terapia de Deprivação Hormonal Intermitente e reduz significativamente os efeitos colaterais quando comparado com o uso continuo da medicação.
Toda essa classe de medicamentos causa uma castração medicamentosa! A realização de um exame chamado Pet CT comPSMA poderá evidenciar mestastases no gânglios abdominais passíveis de linfadenectomia de resgate preferencialmente por Robótica! Att Ricardo Ferro Uro Oncologia e Cirurgiao de Robótica Brasília DF