Meu médico indicou 2,5 mg de metrotexato, 1 X por semana, juntamente com deflazacorte. Quais os ef

5 respostas
Meu médico indicou 2,5 mg de metrotexato, 1 X por semana, juntamente com deflazacorte.
Quais os efeitos colaterais dessa combinação?
Dr. Gabriel Nanci
Generalista
Niterói
Boa tarde, nesse caso, os efeitos colaterais de cada medicação devem ser avaliados individualmente, pois não tem estudos que indicam interações medicamentosas significativas com essas medicações. Os efeitos colaterais do Metrotexato incluem dor de cabeça, vômitos, inflamação de mucosas (boca e garganta), entre outros e os do Deflazacorte podem incluir cansaço, dor de cabeça, insônia, aumento do peso e outros.
Obrigado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Gilvander Martins
Generalista
Ibiá
Muito importante que você tenha acompanhamento médico a fim de identificar os efeitos colaterais devido ao uso dessas medicações, esses efeitos podem variar de uma pessoa para outra. Um ponto importante a ser observado é o controle por meio de realização de hemograma e exame de função hepática, uma vez que o metotrexate pode causar algumas alterações no sangue e/ou no figado ao longo tempo.
Dra. Tainá Freire
Generalista
Fortaleza
Olá! As duas medicações geralmente podem ser utilizadas juntas para potencializar o tratamento. Os efeitos colaterais podem ser avaliados separamente. Antes de falar alguns dos possíveis efeitos, gostaria de frizar que a depender do seu diagnóstico o uso das medicações orientadas é importantíssimo, visto que a evolução de algumas doenças são potencialmente inevitáveis e bem mais graves. Tudo converse com o médico que está fazendo seu seguimento para que seja monitorado possíveis efeitos adversos de forma personalizada.

Mas para citar alguns exemplos: o deflaczacorte é um corticoesteroide, tendo como efeitos colaterais aumento de peso, nauseas, dor de cabeça. Já o metotrexato é um imunossupressor, podendo causar cefaleia, vômitos, alterações visuais, dentre outros efeitos.
Dr. Matheus Chagas Lima
Médico clínico geral, Generalista
Belo Horizonte
Agradeço a pergunta, pois é fundamental entender seu tratamento. Essa combinação, comum em doenças autoimunes, busca controlar a inflamação de forma eficaz.

Os efeitos mais comuns do metotrexato são náuseas e cansaço. Já o corticoide (deflazacorte) pode aumentar o apetite e causar inchaço. O principal risco da combinação é uma maior chance de infecções, pois ambos alteram o sistema imune. Por isso, o acompanhamento médico com exames é indispensável para sua segurança.

Estou à disposição para uma teleconsulta; é prático e seguro para orientações personalizadas. Conte comigo para dar o suporte ideal!

Dr. Matheus Chagas Lima
CRM MG 110200
O metotrexato em baixa dose semanal (2,5 mg) é amplamente utilizado em doenças reumatológicas e autoimunes e, em geral, é bem tolerado, especialmente quando corretamente acompanhado.

Os efeitos colaterais mais comuns do metotrexato incluem náuseas, mal-estar gastrointestinal, aftas, queda discreta de cabelo e, mais raramente, alterações no fígado ou no hemograma — por isso são necessários exames periódicos de controle. O uso de ácido fólico costuma reduzir esses efeitos.

O deflazacorte, por ser um corticoide, pode causar aumento do apetite, retenção de líquidos, ganho de peso, elevação da glicose, pressão arterial e, com uso prolongado, osteoporose e maior risco de infecções.

A associação das duas medicações é comum e segura, desde que feita sob acompanhamento médico, com doses adequadas e monitorização regular. É importante não suspender nem ajustar as medicações por conta própria e relatar ao médico qualquer efeito adverso.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 293 perguntas sobre Metotrexato
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.