Meu médico indicou a troca de lexapro 10 mg para Fluoxetina, sem nenhum Intervalo entre eles. Terei

3 respostas
Meu médico indicou a troca de lexapro 10 mg para Fluoxetina, sem nenhum
Intervalo entre eles. Terei a piora inicial novamente? É necessário intervalo antes de iniciar outro depressivo?
Lexapro que é o escitalopram, a fluoxetina já antidepressivos da
Mesma classe: ISRS. Não necessita de intervalo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
De forma geral, costumo usar a “titulação cruzada” para evitar efeitos colaterais, síndrome de descontinuação e lerda do efeito da droga... a titulação cruzada consiste em retirada gradual de uma medicação simultaneamente a introdução gradual do novo remédio com progressão até a troca completa. Ajudo em algo mais?
Tanto o Lexapro* (escitalopram) quanto a fluoxetina são, basicamente, drogas inibidoras seletivas de recaptação da serotonina. Seus mecanismos de ação e sua permanência no sangue, entretanto, não são exatamente iguais, de modo que pode haver algumas diferenças em seus efeitos colaterais e não há uma correspondência exata entre concentrações de uma e de outra medicação - ou seja, 10 mg de escitalopram e 10 mg de fluoxetina.

Do ponto de vista da troca, não há necessidade de espera e também não é sempre que se inicia um antidepressivo que ocorre uma piora inicial.

Aliás, o correto é "antidepressivo" e não "depressivo". Se fosse "depressivo", ele causaria depressão. O que você quer é que combata sua depressão - portanto, é antidepressivo.

Se sentir algo diferente, não será por não se ter esperado: pode ser devido à não-equivalência das doses, a diferenças sutis nos mecanismos de ação ou mesmo algum sintoma independente das medicações, que por coincidência apareceram após a troca.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1207 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.