Meu médico indicou a troca de lexapro 10 mg para Fluoxetina, sem nenhum Intervalo entre eles. Terei

3 respostas
Meu médico indicou a troca de lexapro 10 mg para Fluoxetina, sem nenhum
Intervalo entre eles. Terei a piora inicial novamente? É necessário intervalo antes de iniciar outro depressivo?
Lexapro que é o escitalopram, a fluoxetina já antidepressivos da
Mesma classe: ISRS. Não necessita de intervalo.

De forma geral, costumo usar a “titulação cruzada” para evitar efeitos colaterais, síndrome de descontinuação e lerda do efeito da droga... a titulação cruzada consiste em retirada gradual de uma medicação simultaneamente a introdução gradual do novo remédio com progressão até a troca completa. Ajudo em algo mais?
Tanto o Lexapro* (escitalopram) quanto a fluoxetina são, basicamente, drogas inibidoras seletivas de recaptação da serotonina. Seus mecanismos de ação e sua permanência no sangue, entretanto, não são exatamente iguais, de modo que pode haver algumas diferenças em seus efeitos colaterais e não há uma correspondência exata entre concentrações de uma e de outra medicação - ou seja, 10 mg de escitalopram e 10 mg de fluoxetina.

Do ponto de vista da troca, não há necessidade de espera e também não é sempre que se inicia um antidepressivo que ocorre uma piora inicial.

Aliás, o correto é "antidepressivo" e não "depressivo". Se fosse "depressivo", ele causaria depressão. O que você quer é que combata sua depressão - portanto, é antidepressivo.

Se sentir algo diferente, não será por não se ter esperado: pode ser devido à não-equivalência das doses, a diferenças sutis nos mecanismos de ação ou mesmo algum sintoma independente das medicações, que por coincidência apareceram após a troca.