Meu médico indicou topiramato 75 mg e sertralina 50mg para tratamento de bulimia! O que acham dessa

7 respostas
Meu médico indicou topiramato 75 mg e sertralina 50mg para tratamento de bulimia! O que acham dessa combinação! Corro o risco de engordar?
Ele passou o topiramato pensando num efeito colateral do mesmo comum em alguns pacientes: diminuição do apetite e principalmente diminuição da vontade de comer doces e carboidratos. Quanto a sertralina não sei o que ele pensou pois para isso só mesmo mediante a avaliação. Acredito que além da medicação associar psicoterapia no seu caso é muito importante. Espero ter ajudado.

Sertralina serve para sintomas ansiosos e depressivos, Topiramato é muito usado para controle da compulsão alimentar. Indico também psicoterapia e acompanhamento regular com nutricionista.
O medo de engordar faz parte destes quadros de transtorno alimentar. É importante buscar acompanhamento especializado e multiprofissional para tratar esta questão e poder se alimentar sem medo, de forma prazerosa e saudável. Assim, sairá do controle pelo medo que estes transtornos impõem.
Bulimia é algo grave e agressivo à sua saúde. O tratamento deve ser feito de forma muito prudente. Há que se conciliar psicoterapia com psiquiatria.
As medicações por si só não deve te engordar, contudo essa deve ser uma preocupação muito presente na sua vida. Importante trabalhar em psicoterapia a sua relação alimentar, o gozo em comer e em vomitar, como certa limpeza e livramento do que engorda. Pense nisso. Busque ajuda.
A única medicação aprovada para o tratamento da bulimia nervosa é a fluoxetina, entretanto as duas medicações que seu médico lhe passou já foram estudadas e testadas para bulimia nervosa e tiveram resultados satisfatórios, não estando errada a sua indicação. Não é possível saber o que ele levou em conta na escolha do tratamento, pode ter sido comorbidade com outros transtornos mentais, ou que você já tenha tido resposta insatisfatória a fluoxetina ou mesmo efeitos colaterais intoleráveis. Enfim, se continuar com dúvidas pergunte diretamente a ele o que motivou sua escolha.
Mas saiba que o tratamento da bulimia nervosa deve ser multidisciplinar (com psiquiatra, psicólogo, nutricionista e clínico) e que essa forma de tratamento está associada a melhores desfechos. Quanto a engordar, esse não é um efeito colateral comum das duas medicações citadas e é esperada essa preocupação, pois é uma característica da bulimia nervosa. Confiar nos profissionais que lhe acompanham é fundamental.
A bulimia é um transtorno que se origina bem cedo em idade infantis e a dinâmica compulsiva quer preencher algo que falta;
É importante fazer psicoterapia para entender que falta a comida está satisfazendo; as drogas prescrita não são causa para engordar elas estão nas tuas emoções, afetos, carências etc. portanto frequentar a psicoterapia é a chave para ter maior autocontrole. Sugiro que procure um psicoterapeuta que trabalhe com Brainspotting ou EMDR na tua cidade.
Olá. Te indico a fazer além do acompanhamento com o psiquiatra e o tratamento medicamentoso, também terapia cognitiva-comportamental com um psicólogo, pois irá te ajudar a lidar e controlar os gatilhos psicológicos que podem te fazer ter compulsão alimentar, a lidar com o medo de engordar e possível distorção de imagem, caso voce tenha algum desses sintomas. Caso queira mais informações, estou a disposição! Um abraço!