Meu médico me receitou venlafaxina 37,5 a noite junto com o clonazepam de 2mg, mas está me dando mui

3 respostas
Meu médico me receitou venlafaxina 37,5 a noite junto com o clonazepam de 2mg, mas está me dando muito sono no outro dia, durmo a tarde toda, é normal isso? Tentei tomar de manhã, mas foi pior ainda, só dormia.
Dra. Lorena Gonçalo
Psiquiatra
São Paulo
É normal por que o clonazepam causa uma sonolência maior e o horário a ser tomado vai depender da necessidade de cada paciente. A avaliação da conduta deve ser reavaliada somente por seu médico, mas é possível ir ajustando o horário para a sonolência ocorra mais próximo do momento necessário.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Rafael Gonçalves Lima
Psiquiatra
Curvelo
Olá, muito provavelmente o medicamento que está te causando sono é o Clonazepam e não a Venlafaxina. É possível ajustar o tratamento, baseado em mais qualidade de vida e menos sonolência. Estou a disposição!
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Sim, o que você está sentindo é um efeito colateral comum dessa combinação no início do tratamento. A venlafaxina, mesmo em doses baixas como 37,5 mg, pode causar sonolência ou fadiga em algumas pessoas, especialmente nas primeiras semanas de uso. O clonazepam, sendo um benzodiazepínico de ação prolongada, também tem efeito sedativo, e quando tomado à noite pode permanecer ativo pela manhã, aumentando a sensação de sonolência ou preguiça no dia seguinte.

O ajuste de horário pode ajudar algumas pessoas, mas como você percebeu, tomar de manhã pode aumentar ainda mais a sonolência, porque os efeitos do clonazepam e da venlafaxina ainda estão presentes durante o dia. Isso não significa que a medicação está errada, mas sim que o seu corpo ainda está se adaptando à combinação e à dose inicial.

Demonstro preocupação com seu bem-estar: é importante relatar essa sonolência intensa ao seu psiquiatra, pois ele pode avaliar:

reduzir ou ajustar a dose;

alterar o horário de administração;

propor estratégias para reduzir sonolência diurna sem comprometer o efeito do tratamento.

Enquanto isso, evitar dirigir ou operar máquinas durante o dia, manter hidratação e pausas curtas para movimentar o corpo podem ajudar a lidar com a fadiga. Posso te explicar formas de reduzir a sonolência durante o dia sem comprometer o tratamento se quiser.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1257 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.