Meu neto tem quatro anos e foi diagnosticado recentemente com legumes Calvé Perthes bilateral. O lado

3 respostas
Meu neto tem quatro anos e foi diagnosticado recentemente com legumes Calvé Perthes bilateral. O lado direito está bem mais comprometido. Ele manca muito e tem um pouco de dor. O médico ortopedista pediátrico, no momento quer observar, com consultas e raio x trimestral. O que os senhores acham?
A doença de Legg-Calvé-Perthes, nesta idade, geralmente tem bom prognóstico e o tratamento conservador (sem cirurgia) é o mais indicado.
Caso o paciente esteja evoluindo de maneira inadequada, com dificuldade de abrir as perninhas, dor e com achados insatisfatórios na radiografia, aí sim pode-se pensar em alterar a conduta.
Aparentemente, pelas informações fornecidas, a opção do seu médico está adequada.

Att,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A doença de Perthes é auto limitada, ou seja, tem dia para começar e dia para acabar, e nisso infelizmente não conseguimos interferir. O que temos que tentar fazer é evitar que fiquem sequelas. O tratamento vai depender muito da idade do paciente, do grau de acometimento do fêmur, da fase da doença e como ele está clinicamente. Existem muitas maneiras de tratar Perthes e nenhuma é 100% garantido. Com 4 anos de idade, a doença tem baixíssima chance de deixar sequela, e por isso, dificilmente se indica cirurgia, e o uso de gesso, botox, ou mesmo ortese, depende muito do grau de amplitude de movimento do quadril e da intensidade da dor. Por tanto, apenas observar não está errado, e pode evitar tratamentos desconfortáveis e desnecessários, lógico, isso depende muito de cada caso. Um conselho, como ele está ainda na fase de dor, deve-se evitar atividades físicas intensas como bola e pula-pula. Procure ler e se informar sobre a doença e conversar com seu médico sobre o tratamento.
Cada caso é um caso, mas a conduta do colega está dentro do padrão habitual para a Doença de Perthes... No entanto, se a dor estiver aumentando e ele estiver piorando o padrão de marcha (estiver mancando mais), pode ser que seja necessário iniciar algum tipo de tratamento. Fale com seu médico e tire todas as dúvidas. Boa sorte!

Especialistas

Luciana Miyahira

Luciana Miyahira

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Simone De Oliveira Bittencourt

Simone De Oliveira Bittencourt

Ortopedista - traumatologista

Florianópolis

André Cristiano Da Costa Lima

André Cristiano Da Costa Lima

Ortopedista - traumatologista

João Pessoa

Jaqueline Bartelega Rodrigues Leite

Jaqueline Bartelega Rodrigues Leite

Ortopedista - traumatologista

São José dos Campos

Francisco Junqueira

Francisco Junqueira

Ortopedista - traumatologista

Sorocaba

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 53 perguntas sobre Doença De Legg-Perthes
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.