Meu neto tem quatro anos e foi diagnosticado recentemente com legumes Calvé Perthes bilateral. O lado

3 respostas
Meu neto tem quatro anos e foi diagnosticado recentemente com legumes Calvé Perthes bilateral. O lado direito está bem mais comprometido. Ele manca muito e tem um pouco de dor. O médico ortopedista pediátrico, no momento quer observar, com consultas e raio x trimestral. O que os senhores acham?
A doença de Legg-Calvé-Perthes, nesta idade, geralmente tem bom prognóstico e o tratamento conservador (sem cirurgia) é o mais indicado.
Caso o paciente esteja evoluindo de maneira inadequada, com dificuldade de abrir as perninhas, dor e com achados insatisfatórios na radiografia, aí sim pode-se pensar em alterar a conduta.
Aparentemente, pelas informações fornecidas, a opção do seu médico está adequada.

Att,

A doença de Perthes é auto limitada, ou seja, tem dia para começar e dia para acabar, e nisso infelizmente não conseguimos interferir. O que temos que tentar fazer é evitar que fiquem sequelas. O tratamento vai depender muito da idade do paciente, do grau de acometimento do fêmur, da fase da doença e como ele está clinicamente. Existem muitas maneiras de tratar Perthes e nenhuma é 100% garantido. Com 4 anos de idade, a doença tem baixíssima chance de deixar sequela, e por isso, dificilmente se indica cirurgia, e o uso de gesso, botox, ou mesmo ortese, depende muito do grau de amplitude de movimento do quadril e da intensidade da dor. Por tanto, apenas observar não está errado, e pode evitar tratamentos desconfortáveis e desnecessários, lógico, isso depende muito de cada caso. Um conselho, como ele está ainda na fase de dor, deve-se evitar atividades físicas intensas como bola e pula-pula. Procure ler e se informar sobre a doença e conversar com seu médico sobre o tratamento.
Cada caso é um caso, mas a conduta do colega está dentro do padrão habitual para a Doença de Perthes... No entanto, se a dor estiver aumentando e ele estiver piorando o padrão de marcha (estiver mancando mais), pode ser que seja necessário iniciar algum tipo de tratamento. Fale com seu médico e tire todas as dúvidas. Boa sorte!