Meu pai é diabético e esta com uma ferida pé de diabético calcanhar com necrose . Preciso saber ti

3 respostas
Meu pai é diabético e esta com uma ferida pé de diabético calcanhar com necrose .
Preciso saber tipo de curativo que deve ser feito e se tem algum desbridamento quimico pra isso?
Boa tarde
Feridas com necrose podem necessitar de desbridamento cirúrgico também. Seu pai deve ser avaliado por um cirurgião vascular.
À disposição.

A úlcera do pé diabético é uma complicação grave da doença. A maioria das internações e amputações poderiam ser evitadas se o auxílio médico fosse procurado com urgência. Se há necrose na ferida pode haver doença vascular ou infecção associada, podendo haver necessidade de revascularização do membro, desbridamento cirúrgico ou uso de antibióticos. Além disso e muito importante, deve haver controle rigoroso dos níveis de glicemia e do colesterol. Dependendo da localização da úlcera, pode ser necessário descarga do peso (repouso ou uso de botas imobilizadoras do pé). O paciente deve ser avaliado por um endocrinologista e um cirurgião vascular o quanto antes.
Sinto muito ouvir que seu pai esteja passando por essa situação. As feridas no pé de diabéticos podem ser especialmente preocupantes, pois a diabetes pode afetar a circulação sanguínea e a sensibilidade nos pés, o que pode levar a problemas de cicatrização e aumento do risco de infecções.

O tratamento de feridas diabéticas, incluindo aquelas com necrose, requer uma abordagem médica cuidadosa. É importante que seu pai seja avaliado por um cirurgião vascular especializado em feridas ou um podólogo (especialista em pés).

O tipo de curativo a ser usado depende do tamanho, profundidade e características específicas da ferida. Em geral, os curativos para feridas diabéticas são projetados para manter um ambiente que consiga proteger a ferida de infecções e promover a cicatrização. Além disso, pode ser necessário desbridar (remover tecido morto) a ferida para promover a cicatrização adequada. O desbridamento pode ser feito de várias maneiras, incluindo desbridamento químico, mecânico ou cirúrgico. No entanto, a decisão sobre o tipo de desbridamento necessário deve ser tomada pelo cirurgião vascular após a avaliação da ferida.

Portanto, recomendo que você entre em contato com o médico ou a equipe de saúde responsável pelo tratamento do seu pai imediatamente. Eles poderão fornecer orientações precisas e adequadas ao caso específico do seu pai e garantir que ele receba o tratamento necessário para uma recuperação segura e eficaz. Atenção médica adequada é crucial para evitar complicações e promover a cicatrização adequada.