Meu pai é transplantado renal há mais de 10 anos, o controle dele é bom, o rim funciona bem. Ele cos

2 respostas
Meu pai é transplantado renal há mais de 10 anos, o controle dele é bom, o rim funciona bem. Ele costumava beber cerveja antes do transplante, e agora vive deprimido pq não pode mais fazer isso. Já é aposentado, e essa “proibição” implica muito na sua qualidade de vida. A pergunta é: transplantado renal em uso de medicamento contra a rejeição está proibido de beber cerveja? Obrigado.
Dra. Giulia Borges
Nefrologista
São Paulo
Bom dia.

Não há interação direta do consumo de álcool com agentes imunossupressores comumente utilizados no pós transplante renal (como tacrolimus e micofenolato).

Entretanto, o abuso de álcool deve ser desencorajado. Diante de complicações cardiovasculares, desajuste no controle pressórico, associação frequente com tagabismo e ingesta de alimentos ricos em sal. Condições que podem levar a perda da função do enxerto renal. Outras condições, como doenças hepáticas também devem ser avaliadas.

Idealmente, a ingesta deve ser inferior a 30g/alcool ao dia, o que equivale a 600ml de cerveja (5%), duas taças de vinho (12%).

Qualquer mudança no estilo de vida deve ser informado e discutido como médico assistente no seguimento pós transplante renal.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite,
Transplantado renal faz uso de medicacoes para prevencao da rejeicao e todas passam pelo fígado. O álcool além de ser tóxico para o fígado e também aumenta o risco de cancer em geral. Os pacientes transplantados nao devem fazer uso de bebidas alcoólicas. Seu pai teve a oportunidade de fazer um transplante renal e sair da hemodiálise ele precisa refletir muito sobre isto. Espero que ele encontre uma alternativa saudável e possa aproveitar seu transplante!! Sempre importante falar com o médico que o acompanha. Ele é conhece seu pai!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.