Meu pai faleceu de cancer no intestinos. Corro algum risco? Tenho 55 anos
3
respostas
Meu pai faleceu de cancer no intestinos. Corro algum risco? Tenho 55 anos
Pessoas que têm parentes de primeiro grau com câncer de intestino grosso têm um risco aumento para o desenvolvimento de pólipos e câncer de intestino. O indicado é que façam um exame de colonoscopia para rastreamento com 10 anos a menos do que a idade em que o parente teve câncer ou aos 40 anos, o que vier primeiro. Vale lembrar, que o risco é aumentado, mas não necessariamente você vai ter pólipos ou câncer, o exame é preventivo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Aconselho realizar colonoscopia com biópsia de mucosa e de acordo com as características, repetir a cada 2 ou 3 anos
A recomendação atual é que todos as pessoas acima de 50 anos realizem algum exame de rastreio de câncer de intestino. A individualização do rastreio depende de uma serie de fatores, uma das principais ferramentas é o interrogatório na sua árvore genealógico quanto a presença de pessoas acometidas por câncer e assim definir se você preenche algum critério para doença hereditária. De forma geral o câncer de intestino é uma neoplasia frequente esporádica, raros são os casos de origem familiar.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá! Minha mãe teve câncer no intestino aos 34 anos. Com qual idade devo começar a fazer exames e me preocupar?
- Na maioria das vezes que vou evacuar sai um pouquinho de muco nas fezes (quase sempre branco mais já aconteceu também amarelado e transparente (tipo gosma) mais em poucos quantidades, não sinto dor nem presença visível de sangue. Como diferencia o muco do pus?
- Oi fiz uma colonoscopia é o resultado foi tumoraçao vegetante parcialmente obstrutiva de canal anal realizado biópsia reto com ulcerações rasas difusas o que isso quer dizer ?
- Fiz uma colonoscopia deu lesão vegetante em cólon sigmóide. Aguardando a biópsia? O que é isso por favor
- Quais os cuidados básicos que portadores de RCU devem ter para não evoluirem para câncer colorretal (em uso do Golimumabe)?
- Eu fisso o exame de colpocitologia oncotica e a conclusão do exame foi: lesão intra-epitelial escamosa de alto grau (H-SIL)
- Boa noite Meu pai fez colonoscopia e deu presença lesão vegetante,friavel,endurecida e sangrante, 5cm do orifício anal ?
- Fiz colonoscopia a 1 ano, e deu emorroida, agora as fezes tão saindo achatada e com dificuldade de fazer.o que pode ser, fico pensando que tou com c,a..
- Gostava de saber se é normal um jovem fazer cocô fininho e longo?
- Fezes longas, com mais de 20 cm, toda vez que vou ao banheiro. (3-4x na semana) Porem nao estao finas, nem achatadas, estao na grossura "normal" de fezes. Devo me preocupar?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 109 perguntas sobre Câncer colorretal
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.