Meu pai fez uma cirurgia, so que so pode ficar de barriga para cima, pois foi cirurgia cardíaca e el

5 respostas
Meu pai fez uma cirurgia, so que so pode ficar de barriga para cima, pois foi cirurgia cardíaca e ele esta com uma escara na nádegas , nao sei o que fazer?
Olá tudo bem ,então ele está com uma Lesão Por Pressão(LPP) bem como também uma ferida cirúrgica no tórax duas condições importantes, a lesão por pressão terá que ser avaliada por um enfermeiro especialista que irá tratar com uso de coberturas específicas bem como implementar cuidados especiais para ele que está com a mobilidade reduzida , logo veja em sua região e aqui no site um profissional para lhe ajudar dando as orientações necessárias e o manejo adequado para o pós operatório de seu pai .ok Fico à disposição

Já de imediato sugiro providenciar um colchão caixa de ovo, ele diminui o atrito que a pele sofre. Procure um enfermeiro para te auxiliar, pois esse tipo de lesão precisa de um acompanhamento diário, e recomendações especificas de acordo com o quadro apresentado.
Recomenda-se o uso de colchão piramidal, podendo ser esse de espuma ou pneumático. Além disso, é importante a avaliação de especialista na área, como um estomaterapeuta que possa definir um plano de cuidados junto com o médico cirurgião dele. Esse plano de cuidados poderá incluir: 1)descompressão das proeminências ósseas com coxins, num ângulo que não prejudique a condição clínica e assim previna a piora dessa lesão já instalada e ajude a promover a cicatrização, além de prevenir novas lesões; 2) curativo com produto específicos para uma cicatrização adequada; 3) Indicação de protetores cutâneos que também auxiliem na prevenção de lesões; 4) Indicação de Alimentos que promovem a regeneração e fortalecimento dérmico; 5) plano de exercícios musculares (permitidos pelo cirurgião e definido em conjunto com um fisioterapeuta).
Bom dia! É importante que seja realizado a descompressão de proeminências porém não se deve desestabilizar o tórax. É necessário avaliação do Enfermeiro assim como treinamento para realizar tais medidas. Trabalho em um CTI coronariano onde realizamos muitas cirurgias cardíacas e também sou especialista em Lesão. Fico a disposição!
Um plano de cuidados rigoroso, como nesse caso é exigido, deve ser discutido com o cirurgião e levar em consideração tanto os riscos da pouca mobilidade como a piora da úlcera por pressão, o risco de trombose/embolia, etc. VERSUS se houver riscos aumentados relacionados à manipulação, como: presença ou não de dreno de tórax, risco de pneumotórax, dentro outros, de modo que se possa garantir pela equipe o melhor equilíbrio. Isso passa também por equipe multidisciplinar, onde a nutrição com oferta de nutrientes e a fisioterapia propiciarão melhores resultados em menor tempo, além de ser possível lançar mão do uso de dispositivos como colchão pneumático com massageador, e ou botas massageadoras pneumáticas, etc.
À Disposição!