Meu pai foi diagnosticado com aneurisma na aorta abdominal. O médico endovascular o encaminhou para
2
respostas
Meu pai foi diagnosticado com aneurisma na aorta abdominal. O médico endovascular o encaminhou para a nefrologista. É paciente portador de DCR estágio 3b (não faz hemodiálise), diabético e hipertenso, 84 anos. Realizou DOPPLER COLATERAL DE AORTA E ILIACAS (ABDOMINAL/ART VICERAIS). que apresentou o seguinte: Observou-se dilatação aneurismática da aorta abdominal, que se inicia a cerca de 6 cm da origem da artéria menseterica superior, ou seja, abaixo do nível das artérias renais, calibre máximo de 40 mm, prrenchido parcialmente por trombo. com luz residual resultante com calibre de 35 mm. A referida dilatação aneurismática não envolve a bifurcação.Necessita realizar exame contrastado, porém tenho muito receio que realize exame com contraste, pois temos histórico na família de pessoas que não se deram bem com o contraste. Haveria necessidade de realizar tomografia com contraste mesmo? ou outro método que pudesse analisar melhor a situação sem uso desta substancia? Desde já agradeço.
Para uma avaliação dos vasos é necessario o uso de contraste, caso o médico que o acompanha julgue necessario o exame para avaliar indicação cirúrgica, deve ser feito com contraste sim, o médico nefrologista que o acompanha pode orientar medidas para prevenção de piora da função renal nesse caso.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Dado a condição acima referida, sugiro fortemente a realização de Angiotomografia com contraste iodado endovenoso - para definição terapêutica. Como seu pai possui doença renal crônica estágio 3b, o mesmo deverá receber profilaxia pré-exposição de contraste (soro fisiológico ou solução bicarbonatada) para proteção renal e avaliação das medicações que ele faz uso para suspender antes do exame alguma que possa favorecer mais a nefropatia secundária a contraste.
Converse com o nefrologista que acompanha seu pai, pois não há contra-indicação renal ao exame, desde que prescrito de maneira correta. É apenas uma questão de risco x benefício quando pedimos exames.
Converse com o nefrologista que acompanha seu pai, pois não há contra-indicação renal ao exame, desde que prescrito de maneira correta. É apenas uma questão de risco x benefício quando pedimos exames.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.