Meu pai (idoso) foi ao Ps com muita dor ao lado direito das costas e dor durante a micção. Mas não a

5 respostas
Meu pai (idoso) foi ao Ps com muita dor ao lado direito das costas e dor durante a micção. Mas não acusou nada na ressonância, e que se fosse pedra ja tinha sido expelida e mandaram pra casa. Ele continua com muita dor, não consegue ficar em pé e tem tido quedas de pressão, qual especialista procurar em casos assim?
Dra. Nicole Alessi
Generalista
Ponta Grossa
Boa noite! Sinto muito pela situação!
Como o diagnóstico de litíase renal foi descartado, o interessante seria consultar um bom cliníco geral para pensar em possibilidades diagnósticas e, a depender das suspeitas, este fará o encaminhamento ao especialista que julgar necessário e se for preciso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Marcos Vinicius Camara de Aguiar
Médico de família, Generalista
Jundiaí
Bom dia, necessita realizar uma investigação maior, para descartar um a infecção de urina, que seria uma possibilidade elevada diante do quadro, mesmo com exames sem alterações. Procure novamente o PS referindo que não houve melhora. Estou à disposição.
Dr. José Lopes
Generalista
Vitória
Dado o quadro do seu pai (dor intensa nas costas, dor ao urinar, quedas de pressão e dificuldade para ficar em pé) é importante que ele seja reavaliado por um especialista. Considerando que a ressonância não mostrou alterações e a dor persiste, você pode procurar um urologista para investigar possíveis problemas no trato urinário que não foram identificados inicialmente, como infecções ou cálculos renais menores. Além disso, um geriatra pode ser útil para avaliar a condição geral do seu pai, considerando sua idade e a possibilidade de outras condições, como problemas circulatórios ou musculoesqueléticos, que podem estar contribuindo para os sintomas. Se os episódios de queda de pressão continuarem, é importante também consultar um cardiologista para avaliar a função cardiovascular dele.
Dr. Abner Augusto Leandro de Lima
Médico clínico geral, Especialista em clínica médica
Medianeira
Olá! Se seu pai continua sentindo dor intensa, especialmente nas costas, associada à dificuldade para urinar e queda de pressão, mesmo após uma avaliação inicial, é importante procurar rapidamente um médico urologista ou retornar ao atendimento com um clínico geral experiente.

Embora a ressonância não tenha detectado alterações significativas, esses sintomas podem indicar infecção urinária complicada, cálculo renal não identificado pelo exame inicial ou até outros problemas renais ou urológicos que precisam ser avaliados com urgência.

Recomendo que procure atendimento médico novamente para exames complementares, como exame de urina completo, urocultura e, se necessário, exames de imagem específicos, como tomografia computadorizada.

Se precisar, estou à disposição para realizar essa avaliação inicial e orientar o encaminhamento mais adequado para seu pai. Conte comigo!
Dr. Raul Cordeiro Pessanha
Generalista
Osasco
Olá!

O quadro do seu pai merece bastante atenção.

O que está acontecendo

Dor lombar/torácica direita intensa associada a dor ao urinar pode sugerir problema urinário (como cálculo, infecção urinária ou complicações renais).

A ressonância não ter mostrado cálculo não descarta outras causas.

A queda de pressão associada à dor intensa é um sinal de alerta que exige investigação rápida.

Especialistas mais indicados:

Urologista: é o principal especialista para problemas de vias urinárias, cálculos renais, bexiga e próstata.

Nefrologista: se já houver histórico de doença renal crônica ou alterações em exames de sangue/urina.

Clínico geral/emergencista: se a dor e a queda de pressão persistirem, ele deve voltar imediatamente ao pronto-socorro para descartar infecção grave, sangramento ou outra complicação aguda.

Alerta:
Não espere apenas por consultas eletivas — como há dor intensa e episódios de hipotensão, é recomendável levar novamente ao pronto-socorro (de preferência com acesso a urologista no hospital).

Resumo:
O especialista ideal para dar seguimento é o urologista, mas pelo risco atual ele deve ser reavaliado no pronto-socorro, podendo precisar também de acompanhamento com nefrologista dependendo dos exames.

Dr. Raul Pessanha
Médico – Alphaville / Barueri

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.