Meu pai sofre dessa doença PÊNFIGO e uma vez o médico dele disse que seria bom os filhos dele fazer

5 respostas
Meu pai sofre dessa doença PÊNFIGO e uma vez o médico dele disse que seria bom os filhos dele fazer o exame pra essa doença poderia ser hereditária. Então gostaria de saber qual o exame que eu teria que fazer pra saber se é verdade. Ou não existe exame pra realizar antes que a doença ataque?
O pênfigo é uma doença auto imune provocada por anti corpos que destroem o "cimento" que liga nossas células da pele. Não se sabe o que leva a formação desses anticorpos. Não são doenças hereditárias, ainda que haja alguns genes envolvidos. Não há fatores do ambiente, da alimentação, ou mesmo emocionais que sejam responsáveis pelo surgimento dos pênfigos. Alguns medicamentos podem, raramente, desencadear essas doença. No Brasil existem regiões onde há uma incidência maior de um tipo de pênfigo chamado "fogo selvagem" o que nos leva a crer que nesses locais devido ao desmatamento, mosquitos podem estar relacionados. Voltando a sua pergunta se forma mais enfática, não há esse teste genético aí disponível pra nós dermatologistas. Espero tê-la ajudado..

Olá! Por se tratar de uma doença com diversas e possíveis causas... não há um teste genético específico para isso!
Pode ter causa genética associada ao complexo principal de histocompatibilidade de classe II (MHC II), em humanos com alelo para o antígeno leucocitário humano DR4 (DRB1*0402) e DRw6 (DQB1*0503). Mas a causa genética não é a única.
Existem os pênfigos foliáceo e vulgar, que não apresentam caráter hereditário. No entanto, existe o Pênfigo familiar benigno crônico, também conhecido como doença de Haley-Haley. Essa doença apresenta caráter autossômico dominante, estando diretamente associada à hereditariedade. Ainda assim, não existe um teste genético para avaliar se os filhos ou irmãos do paciente apresentarão a doença.
O fato de seu pai ter não significa que você terá. Não se estresse desnecessariamente. Não existe essa indicação de pesquisar predisposição. Se você apresentar sintomas compatíveis, procure um dermatologista que irá te acompanhar de acordo com suas necessidades.