Meu pai tem Alzheimer e teve que colocar sonda, porém ele parece que não quer mais viver, só quer do

2 respostas
Meu pai tem Alzheimer e teve que colocar sonda, porém ele parece que não quer mais viver, só quer dormir. Mesmo tomando antidepressivo, a desnutrição ( perdeu muito peso) pode ter piorado o Alzheimer? E o fato de estar numa clínica geriátrica e com sonda ter aumentado igual a depressão? Ele parece não querer reagir nem quando ouve minha voz por videochamadas. Ele foi diagnosticado a cerca de 2 anos. É comum evoluir tão rápido?
A evolução do Alzheimer é variável, mas sem dúvida em 2 anos pode haver bastante piora. Porém, certamente, dependendo das condições, o fato de estar numa clínica pode deixá-lo triste e o fato de ter tido perda de peso é algo que precisa ser explicado, pois o Alzheimer por si só não precisa levar a perda de peso. Pessoas com Alzheimer podem também ter depressão, além do Alzheimer e, como qualquer paciente, não é qualquer remédio nem qualquer dose que controla a depressão. Seria bom ter acompanhamento psiquiátrico, porque às vezes as clínicas só tem médico generalista ou clínico geral. Além disto, se tiver psiquiatra, tem de ver se vem com frequência e se não tem um excesso de casos para atender, dependendo do tamanho da clínica, pois isto pode comprometer a qualidade do atendimento mesmo que o psiquiatra seja competente. Entretanto, sintomas de Alzheimer também podem parecer sintomas depressivos, de modo que é impossível saber, por sua descrição, se é um ou se é o outro.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Artur de Eça
Psiquiatra, Médico de família
São Paulo
Sinto muito que você e seu pai estejam passando por isso. A desnutrição e a perda de peso podem impactar a saúde geral e possivelmente piorar os sintomas do Alzheimer, já que o cérebro precisa de nutrientes para funcionar bem. O fato de ele estar em uma clínica geriátrica e com sonda pode ser uma grande mudança para ele e pode estar contribuindo para a sensação de depressão. O Alzheimer pode evoluir de forma rápida em alguns casos, e cada pessoa reage de maneira diferente. É importante continuar em contato com a equipe médica para ajustar os cuidados e tentar melhorar a qualidade de vida dele.

Especialistas

Francisco de Assis Carvalho do Vale

Francisco de Assis Carvalho do Vale

Neurologista

Ribeirão Preto

Giorgia Paula Frohlich

Giorgia Paula Frohlich

Psicólogo

Balneário Camboriú

Vera Flores

Vera Flores

Psicólogo

Tubarão

Paulo Camiz

Paulo Camiz

Médico clínico geral, Geriatra

São Paulo

Juliana Paiva

Juliana Paiva

Médico clínico geral, Psicanalista

Campinas

Ana Carolina de Almeida Prado

Ana Carolina de Almeida Prado

Psicólogo

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 205 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.