Meu pai tem o ressincronizador. E um dos eletodos nao esta funcionando do geito que tem que funcionar,

2 respostas
Meu pai tem o ressincronizador. E um dos eletodos nao esta funcionando do geito que tem que funcionar, que tem que fazer?
O Ressincronizador é um tipo específico de marcapasso, composto por uma bateria (gerador) e 2 eletrodos (cabos) ventriculares (um no direito e outro no esquerdo) e podendo ter ou não um terceiro eletrodo no átrio.
Os eletrodos ventriculares funcionam ajustando o atraso de contração entre os ventrículos, que acontecem em pacientes com insuficiência cardíaca.
Quando os ventrículos voltam a contrair juntos (ou quase juntos), dizemos que estão sincronizados e isso aumenta a força que o coração bombeia o sangue pelo corpo, melhorando o quadro de insuficiência cardiaca.
Dependendo qual e como esse eletrodo não estiver funcionando, pode influenciar no estado do paciente e ele voltar a ter sintomas de insuficiência cardiaca. É importante uma avaliação com o arritmologista para definição da melhor conduta, podendo ser desde uma reprogramação simples até uma substituição do eletrodo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O ressincronizador, assim como o marcapasso cardíaco bicameral tradicional, requer uma avaliação clínica e eletrônica periódica, com o médico Arritmologista ou com o especialista que realizou o implante do aparelho.

Diferente do marcapasso, porém, o ressincronizador precisa de avaliações periódicas em intervalos proporcionalmente menores - principalmente nos primeiros meses após o implante, para verificar se todos os eletrodos estão funcionando adequadamente.Isso é especialmente verdadeiro com relação ao eletrodo do ventrículo esquerdo, do qual depende todo o propósito do ressincronizador.

O ideal é que seja feita uma avaliação clínica, junto com minuciosa avaliação do ressincronizador, com programador adequado, para que seja identificada a causa do funcionamento inadequado do eletrodo mencionado. Somente assim poderá ser definida a conduta, que pode variar de uma nova cirurgia para reposicionamento ou mesmo para substituição do eletrodo com problemas.

Especialistas

Pompilio Sampaio Britto

Pompilio Sampaio Britto

Cirurgião cardiovascular

Salvador

Agendar uma visita
Eduardo da Costa Rodrigues

Eduardo da Costa Rodrigues

Cirurgião cardiovascular

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Rilson Moitinho

Rilson Moitinho

Cirurgião cardiovascular

Salvador

Agendar uma visita
Renato Assad

Renato Assad

Cirurgião cardiovascular

São Paulo

Agendar uma visita
Fabiano André Pereira

Fabiano André Pereira

Cirurgião cardiovascular

São Paulo

Agendar uma visita
Dilmar Cardeal da Cunha

Dilmar Cardeal da Cunha

Cirurgião cardiovascular, Cirurgião geral

Goiânia

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 86 perguntas sobre Troca de gerador de marcapasso
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.