Meu preventivo deu que eu tenho Atipia é perigoso?

Meu preventivo deu que eu tenho Atipia é perigoso?

3 respostas


Olá. Existem diversas atipias que podem ser encontradas no Papanicolaou. Em todas elas o risco de câncer é muito baixo. O mais importante desse achado do Papanicolaou é descartar lesão pelo HPV que pode levar a câncer de colo uterino no futuro. Como existem diversos tipos de atipias (escamosa, glandular, significado indeterminado, alto grau, etc) é necessário saber qual o tipo de atipia. Esse tipo de atipia vai determinar a forma de seguimento e a forma de diagnóstico. A colposcopia com biópsia pode ser necessária; a histeroscopia e ultrassom podem ser necessários; pode ser necessário a coleta de novo Papanicolaou em 6 meses. Converse com seu médico

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


tem de seguir investigando.. proximo passo: colposcopia...

Dr. Welly Chiang

Dr. Welly Chiang

Ginecologista

São Paulo

Agendar consulta

Tem que saber qual tipo de atipia, se de células glandulares ou escamosas porque a investigação é diferente e dependendo da atipia e da idade da paciente pode estar indicada uma colposcopia com biópsia.

Dr. Flavio Zucchi

Dr. Flavio Zucchi

Ginecologista

São Paulo

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.