Meu psiquiatra me receitou Wellbutrin para me dar mais ânimo mas estou com receio de tomar pois dizem

10 respostas
Meu psiquiatra me receitou Wellbutrin para me dar mais ânimo mas estou com receio de tomar pois dizem que pode piorar quadros de ansiedade e sou bastante ansioso já tomo Prozac e Rivotril para isso. Isso realmente pode acontecer?
O seu psiquiatra pode estar fazendo uma associação de antidepressivos que pode funcionar, mas é importante que você saiba reconhecer seu modo de estar no mundo. Isso se faz com psicoterapia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezado paciente, recomendo adotar uma rotina psicoterapêutica em paralelo ao tratamento farmacológico a fim de identificar as causas de sua ansiedade.
É importante compreender que a saúde do corpo depende da saúde mental e vice-versa. O equilíbrio desejado só pode ser alcançado quando há terapia psicológica e farmacológica atuando em conjunto.
Reflita, pois a psicoterapia só agrega vantagens e propicia um maior entendimento do paciente sobre si próprio. Experimente, afinal não existem contra-indicações.
Olá. Do ponto de vista farmacológico, o alvo da medicação BUPROPIONA (Wellbutrin) é o sistema de dopamina. Realmente dá melhor ânimo, energia, disposição e capacidade de enfrentamento.

Observo que nos pacientes com quadros de ansiedade não controladas, há uma piora deste sintoma.

Em meu entendimento isso ocorre quando a melhora no ânimo não é acompanhada por uma melhora na ansiedade.
Olá. Inicialmente é importante se questionar sobre o que seria ter mais ânimo? E qual a verdadeira causa por ser tão ansioso, o que levou a tomar as medicações das quais está tomando hoje, todos esses fatores são de suma importância para você se conhecer melhor, sugiro que você inicie uma terapia para conseguir se encontrar e lidar com as suas situações de uma forma mais tranquila, fica a disposição! Espero ter lhe ajudado!
Bom dia, como já foi colocado é importante fazer a junção dos tratamentos farmacológicos e psicológico. Pois os medicamentos ira atuar apenas nos sintomas, e ansiedade para se ter melhora é necessário mudar crenças, hábitos e comportamentos. Trabalhando as causas da ansiedade você já pode obter bons resultados na disposição e ânimo. Pois com pensamentos e comportamentos ansiosos o paciente acaba gastando muito energia, se esgotando até fisicamente mesmo gerando essa falta de ânimo. Espero ter ajudado, abraços..
O Wellbutrin atua no neurotransmissor Dopamina que em geral dá mais disposição e ânimo dependendo de cada paciente, de seus comportamentos e dos sintomas dele. O importante é associar a farmacologia oa tratamento psicoterápico para que você desenvolva uma percepção e clareza maior de quais fatores biológicos e ambientais te causam mudanças de pensamentos. A medicação deverá ser ajustada por seu especialista sempre ao longo do tratamento. Espero ter ajudado.
Converse com ele sobre seu medo, procure uma terapia para poder lhe ajudar a compreender o que lhe leva estar ansioso.
Att.
Eduardo
Olá! É importante relatar com o seu psiquiatra acerca do seu medo de piora do quadro. Somente ele pode lhe dar um feedback a respeito da escolha da referida medicação. Quanto ao seu quadro de ansiedade, é importante você buscar acompanhamento com Psicóloga(o) a fim de identificar o que lhe leva à emitir o comportamento ansioso, assim, associando psicoterapia com medicação você terá mais resultado. Fique bem!
A piora desse sintoma com a tomada desse medicamento depende de organismo para organismo. Mas caso venha a ocorrer o aumento desse sintoma, é importante que você recorra ao seu médico para discutir sobre seu atual tratamento e os efeitos adversos da medicação.
Seu médico pode estar fazendo associações de medicamentos afim de encontrar a melhor combinação para sua patologia. Caso haja algum efeito colateral, entre em contato com ele para um reajuste. Em contrapartida procure um psicólogo para que o auxilie na causa do problema.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Luciana Miranda

Luciana Miranda

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 989 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.