Meu relacionamento é “perfeito”, mas nos momentos íntimos, eu não me sinto confortável por saber que

22 respostas
Meu relacionamento é “perfeito”, mas nos momentos íntimos, eu não me sinto confortável por saber que ele já fez as mesmas coisas com outra pessoa, parece ser orgulho ou algo do tipo. Penso que isso não é certo mas é algo difícil pra mim e gostaria de resolver, o que fazer?
Olá.

Bem, pode realmente ocorrer desconfortos quando se lida com o imaginar ou o saber das relações passadas do parceiro/parceira.
Acredito que a palavra não seria "resolver", mas compreender o que te envolve, você citou orgulho, entretanto podem existir outros eventos como ciúmes, insegurança, comparações, auto-exigência...
Entretanto, o ponto fundamental é ter uma conversa com seu parceiro, relatar para ele o que te traz desconforto pode ser bastante nutritivo, pois é um momento em que ele estará ciente do que lhe acontece e trará a percepção dele. Sejam francos, abertos e acolhedores um com o outro, falem e escutem sem estabelecer críticas.
Saiba também que cada relação é única, e independente das anteriores, você tem qualidades e potenciais singulares.

Por fim, caso seja bastante difícil para o casal lidar com a situação, se faz muito útil buscar ajuda de algum/alguma profissional de psicologia que atenda casais.

Espero ter ajudado.

Olá! é natural que sentimos ciúmes nas nossas relações, não quer dizer que tenha algo de errado com nós ou com nosso relacionamento, porém a forma que lidamos com ele é importante. Esse desconforto (baseado nas fantasias do que nosso parceiro pode ter vivido, já que não sabemos de fato da experiência do outro, mas a imaginamos) pode ter a ver com inseguranças suas ou dinâmicas anteriores das quais você aprendeu a se relacionar (por exemplo, dentro da sua família). Para acessar esses conteúdos, é interessante caminhar junto a um profissional. Recomendo uma psicoterapia individual para que você entenda de onde vem esses pensamentos que te angustiam. Porém, se esse desconforto já tiver impactado explicitamente a sua relação, causando brigas e discussões que desgastam o relacionamento, recomendo a procura de uma psicoterapia de casais, que vai focar explicitamente na dinâmica de vocês (e não nas suas questões individuais).
Olá!
É importante você identificar estes incômodos e, além disso, buscar ajuda para lidar melhor com o que te aflige. É natural sentirmos ciúmes, mas precisamos nos atentar a partir do momento que isto começa a interferir na nossa vida, principalmente de maneira negativa. Sugiro que você procure por acompanhamento psicológico.
Fico à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 70
Olá. Os pensamentos relatos podem estar associados á insegurança e ciúmes e parecem afetar sua vida e seu relacionamento. Diante disso, aconselho que perceba o quanto se sente confortável para conversar com seu parceiro sobre isso, pois será importante para que juntos possam pensar em maneiras de lidar com a questão. É interessante também que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento para esses sentimentos, possibilitando entender sua relação com questões atreladas á você. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Parece ser algo simples, mas que pode ser algo muito complexo quando pensamos nos prejuízos que isto pode trazer para seu relacionamento "perfeito". Importante identificar os seus pensamentos, será apenas o ciúme? ou outras emoções são desencadeadas por eles? Verá que existem muitas perguntas, que ao serem respondidas poderão te ajudar a lidar melhor com esta situação. Procure apoio.
Olá! Acho importante começar dizendo a você que essas fantasias e pensamentos não são incomuns e muitas vezes se apresentam em nosso imaginário durante o encontro amoroso. Porém, se a angústia que se resulta é significativa, é indicado analisar de forma mais aprofundada. O primeiro passo você já está fazendo ao se questionar, mas talvez seja interessante considerar também um processo de análise ou psicoterapia para melhor compreender a origem de tais pensamentos.

Entendo que esses sentimentos estão trazendo desconforto para você, e é importante reconhecer que o que você está sentindo é válido. Muitas pessoas experimentam emoções semelhantes em suas relações, principalmente quando se trata de compartilhar momentos íntimos que possuem grande significado pessoal.

Primeiro, é fundamental aceitar seus sentimentos sem julgamento. Isso pode ser um reflexo de inseguranças internas ou de como você valoriza a exclusividade dessas experiências. Reconhecer isso é o primeiro passo para lidar com essas emoções de maneira saudável.

Conversar abertamente com seu parceiro sobre como você se sente pode ser incrivelmente útil. É importante abordar o assunto de uma maneira que não coloque o outro na defensiva, mas sim que expresse suas emoções e busque compreensão e apoio. A comunicação é a chave para muitos aspectos de um relacionamento saudável, e ser transparente sobre suas emoções pode fortalecer o vínculo entre vocês.

Além disso, considerar trabalhar em sua autoestima e confiança pode ajudar a reduzir esses sentimentos de desconforto. Frequentemente, nossa percepção de nós mesmos influencia como vemos nossos relacionamentos e interações com os outros.

Se esses sentimentos persistirem e continuarem a causar desconforto significativo, pode ser benéfico procurar o suporte de um terapeuta. A terapia pode oferecer um espaço seguro para explorar esses sentimentos mais profundamente, entender suas origens e desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira saudável.

Lembre-se, cada relacionamento é único, e o que vocês constroem juntos não é diminuído pelas experiências passadas de nenhum dos parceiros.
Olá. Compreendo que deve ser uma sensação desconfortável ter esses pensamentos, será importante começar a trabalhar em si mesma a aceitação de que o seu companheiro teve uma vida antes de você e isso não invalida o que ele sente hoje. Caso seja muito desafiador fazer isso, recomendo que procure terapia e com a ajuda de um profissional você possa se entender melhor e buscar maneiras de lidar de forma saudável com a vida pregressa do seu companheiro.
Olá! Essa é uma questão complexa, precisaria de mais elementos para compreender. Por exemplo, vc teve poucas experiências sexuais comparado com ele? Isso pode ser uma questão para você, dele ter vivido mais do que você, explorado mais a sexualidade dele? Ou não, você está satisfeita com o que viveu até aqui? Se está insatisfeita, o que precisa para se realizar sexualmente? Caso esteja satisfeita, porque não consegue relaxar e curtir esse momento de intimidade e prazer com o seu companheiro? Olhar pra sua vida sexual regressa em perspectiva com a do seu companheiro é um primeiro passo. Depois, cabe examinar a necessidade de possessão; pois se você não aceita o passado dele com outras mulheres, você quer ele inteiro para si. Talvez haja de fundo uma insegurança ou um medo; isso vem de vc, de antes da relação? Ou começou com esse relacionamento? Como você se sente nessa relação? São muitas as perguntas, aspectos a serem investigados. Sentir ciúmes é algo natural e pode ser saudável; mas em excesso, de forma a te privar de relaxar e desfrutar do seu relacionamento, é nocivo para você e para a relação. Conte comigo se quiser aprofundar esse estudo, a psicoterapia é uma grande aliada!
Olá! Todos nós temos sentimentos e comportamentos, que se olhados apenas "por fora" parecem incompatíveis com a realidade a qual vivenciamos. Na verdade, o que importa não é a situação por si só, mas a forma como o nosso cérebro processa ou interpreta aquela situação. A forma como interpretamos ou processamos a realidade atual está relacionada com crenças que desenvolvemos ao longo do nosso desenvolvimento. As crenças são como se fossem óculos coloridos, enxergamos a realidade através desses óculos. A partir da forma como interpretamos os eventos, vamos sentir emoções correspondentes a essas interpretações. Ex: Se um conhecido passa por mim na rua e não me cumprimenta e eu penso "Ah! Ele não gosta mais de mim", irei sentir tristeza, mas se diante dessa mesma situação eu penso "será que eu fiz algo que o magoasse?" irei sentir ansiedade e se eu penso "Ah! Acho que ele não me viu" sentirei emoções neutras.
Através da psicoterapia será possível você identificar de qual forma o seu cérebro está processando essa situação, entender quais as crenças você tem. E a partir dessa compreensão mudar essas crenças para crenças mais realistas e adaptativas e por consequencia a modificação desses sentimentos.
Eu indico que procure um psicólogo que trabalhe com Terapia Cognitivo Comportamental ou Terapia do Esquema.
Estou a disposição caso precise de algo.
Olá, suas preocupações parecem demonstrar algum ciúme. Quando você pensa nas relações passadas do seu parceiro, quais sentimentos vêm à tona? Raiva, ansiedade, angústia? Você teme ser comparada às antigas parceiras dele? O ciúme acontece quando se acredita que o relacionamento é ameaçado por algum terceiro. Já a insegurança, que pode contribuir com o ciúme, ocorre quando se acredita que não se é boa ou suficiente para alguém ou algo. Apesar de ser uma emoção intensa e, muitas vezes, difícil de controlar, é uma emoção como todas as outras e você não precisa se condenar em senti-la. Uma coisa é sentir ciúmes, outra é agir com ciúmes. Entretanto, é preciso se atentar sobre a intensidade e a frequência dessa emoção e sobre os impactos que estão causando em seu relacionamento. A terapia pode te ajudar a entender as razões de seu ciúme (se for este o caso) e adquirir estratégias para lidar com ele.
É compreensível que se sinta desconfortável com essa situação, mas é importante lembrar que seu parceiro está com você agora e escolheu compartilhar esses momentos íntimos com você. Esses sentimentos podem ser difíceis de lidar, mas é útil se concentrar no presente e na conexão que vocês compartilham. Comunicar seus sentimentos com seu parceiro de maneira gentil e honesta pode ajudar a fortalecer o relacionamento e encontrar maneiras de superar esses sentimentos juntos. Além disso, se esses sentimentos persistirem e estiverem causando angústia significativa, considerar conversar com um terapeuta pode ser útil para explorar esses sentimentos e encontrar estratégias para lidar com eles.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá! Bastante curioso que estejas mais interessada no que ele “fez” com outra pessoa que com o que está acontecendo entre vocês. Penso que muitas hipóteses podem ser pensadas sobre isto, mas como pouco contastes de ti, acredito ser interessante pensar em investigar este fato em analise, num tratamento psicanalítico, já que você mesma não acha isto bom, dando sinais que é involuntário e provavelmente, inconsciente. Além desta questão, pode contribuir com tua vida em geral!
Olá! É realmente desconfortável saber que a pessoa que amamos já se envolveu com outras pessoas, porém através desses envolvimentos houveram aprendizados únicos, e essas bagagens fazem ele ser quem é hoje.
Gostaria de deixar aqui uma reflexão para você: Ele não faz as mesmas coisas com você, isso seria impossível, pois cada relacionamento é único.
Pensa o seguinte: Vocês estão juntos e o relacionamento é “perfeito” vocês acordam todos os dias e escolhem permanecer nessa relação, então por que se importar com o passado sendo que é exatamente o passado que faz com que ele seja do jeitinho que ele é?
Espero ter ajudado de alguma forma.
Abraço
Isabel Rossetti psicóloga clínica especialista em relacionamentos.
Olá, como vai? Espero poder contribuir de alguma maneira. É visível perceber o incômodo associado a esta ideia, é possível que exista alguma fantasia atuando em um nível mental difícil de lidar, relacionada ao grau de idealização desta relação. É claro que esta é uma hipótese a ser confirmada, esse sentimento pode conter muitos significados, uma terapia analítica certamente poderá te ajudar a compreender as minúcias deste forte sentimento.
Olá!

Entendo completamente o que você está passando em relação a essa situação delicada em seu relacionamento. É normal se sentir desconfortável e inseguro ao confrontar as experiências passadas do seu parceiro, especialmente quando se trata de momentos íntimos juntos. Minha sugestão é que você considere buscar apoio terapêutico. Em um ambiente acolhedor e confidencial, você terá a oportunidade de explorar esses sentimentos com alguém que se preocupa genuinamente com você. Um terapeuta gentil e experiente pode te ajudar a entender melhor esses pensamentos e emoções, e descobrir maneiras cuidadosas de lidar com eles. Além disso, a terapia pode fortalecer a comunicação com seu parceiro, promovendo uma conexão mais profunda e uma confiança renovada em seu relacionamento. Estou aqui para te apoiar em cada etapa desse processo e te encorajar a considerar a terapia como uma ferramenta valiosa para superar esses desafios.

Desejo que fique bem <3
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá! Parabéns, você está consciente do que está se passando consigo, e este é o primeiro passo para o autoconhecimento e caminho para a construção relações saudáveis. Sentir ciúmes e insegurança nas relações, podemos dizer que é comum, mas devemos ficar atentos se estes pensamentos que surgem, se estes sentimentos começam a atrapalhar a continuidade e saúde da relação, o seu bem-estar. Se está impedindo de sentir-se bem, de ter prazer no contato e, também, atrapalhando a consolidação do relacionamento, procure uma psicoterapia, irá lhe ajudar a entender e manejar adequadamente estes pensamentos e sentimentos para comportamentos mais funcionais, voltados para o presente e, assim, você poder desfrutar plenamente dos seus relacionamentos. Espero ter contribuído e conte comigo.
Olá! A imaginação pode estar relacionada com uma série de hipóteses, por isso para autocompreensão sugiro que conte com apoio profissional. Esse sintoma pode estar associado a autodepreciação, baixa-estima, ideias e sentimentos de insegurança, bem como desamor, desamparo ou desvalor. Vamos descobrir qual é o seu caso? Conte comigo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá! Lembre-se de que o passado faz parte da história de todos, seu e dele, e não define o relacionamento atual. Tente focar no presente e no que vocês têm juntos e avalie o seu grau de satisfação. Comunicar seus sentimentos de forma assertiva, entender se a outra relação ficou no passado ou não, esclarecer as suas dúvidas e ajudam a dissipar essas preocupações. E lembre-se de que é importante trabalhar seu fortalecimento emocional, através do autoconhecimento, para compreender quais questões, em você, precisam ser esclarecidas. Sempre à disposição.
Boa noite,
Respondendo sua duvida: somos humanos dotados de imperfeições, logo não há “perfeição”, nem relacionamento perfeito. Suas exigências são demasiadamente altas, o que atrapalha em sua relação sexual. Faça terapia!
Boa tarde!
Você já parou para pensar que talvez essa sua percepção ou expectativa de um relacionamento perfeito pode ser a causa do seu desconforto?
Será que tem como saber se o que você imagina que ocorreu entre seu parceiro e outra pessoa de fato ocorreu?
O fato de você ficar imaginando o que a seu parceiro afetivo fazia com outras pessoas tem ajudado o seu relacionamento se tornar melhor?
Essas e muitas outras perguntas podem ser feitas pra que você mude sua percepção sobre sua relação e com isso o sentimento que tem sobre a pessoa e si mesmo.
Sugiro que busque psicoterapia.
Fico à disposição no online ou presencial
Olá... as relações são diferentes, o que foi vivido com outra não está sendo vivido com vc, principalmente no sexo, pois cada pessoa tem suas preferências e limitações, outras sem limites e sem autoconhecimento corporal, não sabendo e não identificando o que gosta no ato sexual ... sua relação atual acontece justamente pela anterior ter acabado e a vivência ser outra, do contrário seu parceiro não teria terminado. O peso reduz quando entendemos que cada relação é diferente e que juntos muitas vezes o casal descobre desejos e coisas juntos e isso faz a relação ter sua particularidade.

Abraço

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!