Meu sonho é cantar, mas infelizmente não possuo a extensão vocal que desejo. Através de uma cirurgia

5 respostas
Meu sonho é cantar, mas infelizmente não possuo a extensão vocal que desejo. Através de uma cirurgia é possível melhorar o meu quadro?
Olá,

Descartada a presença de lesões ou qualquer alteração de Pregas Vocais, através da fonoterapia em conjunto com técnica vocal você pode melhorar sua extensão vocal. Com treinos específicos e respeitando as suas condições e limitações orgânicas, a flexibilidade e função das Pregas vocais tende a melhorar.

Oi, td bem?
Venho contribuir com minha percepção e experiência profissional à sua pergunta, de modo a favorecer a realização do seu sonho, que é cantar.

Sugiro que seu primeiro passo seja agendar uma consulta com um médico otorrinolaringologista, que é um especialista responsável por diagnóstico e tratamento das doenças da cabeça e pescoço, especialmente o ouvido (oto), nariz (rino) e garganta (laringo).

Se confirmado a ISENÇÃO de problemas nas suas cordas vocais (Pregas Vocais/ PV), procure um bom professor de canto e faça as aulas semanais com ele.

Caso tenha condições financeiras, procure um bom fonoaudiólogo e faça ao mesmo tempo a fonoterapia e as aulas de canto.

Vc irá se surpreender com o resultado positivo na extensão da sua voz, com trabalho em conjunto desses dois profissionais.

Tb é importante entender que extensão vocal é individual, portanto, inicialmente procure um repertório musical dentro do seu limite vocal do momento. O processo é gradual. Treine! Att. DENISE PUPPIN (Fonoaudióloga - Prof de oratória - Trainer coach de apresentações, discursos, treinamentos - Gestão emocional e estratégica nas exibições.
Cantar realmente é lindo e todos podem cantar. Veja bem, nosso corpo, assim como um instrumento musical, possui limites. Um violão não poderá resultar num mesmo som que um violino, pois são de tamanhos diferentes e reverberaçoes diferentes. Quando falamos de extensão vocal falamos destes limites: os limites de produção vocal, limitados pela nossa anatomia. Mas a boa notícia é que há possibilidade de aumentar a tessitura vocal com ajustes vocais adequados, posicionamento de língua, técnicas para ganhar mais espaços ressonantais, bem como fortalecer os músculos da laringe. O sistema, bem trabalho nos ajustes, aumenta a tessitura(qualidade das notas)e a extensão (o alcance, não necessariamente o lugar que sua voz brilha). Não desista de seu sonho!!!! Entenda sua tessitura e mão na massa!
Olá,
Os distúrbios da fonação podem ter muitas causas. Estas causas podem ser, por exemplo, lesões estruturais mínimas, pequenos pólipos, nódulos, alterações neuromusculares, assimetria laríngea, etc. Especificamente a respeito da extensão vocal, algumas situações específicas patológicas podem comprometê-la, mas também é preciso saber exatamente se estamos falando da mesma coisa. Alguns pacientes com pequenas lesões em prega vocal podem não atingir certas notas e, nestes casos, uma fonomicrocirurgia com a remoção da lesão pode ser bem sucedida. Por outro lado, pacientes com paralisia do nervo laríngeo superior por exemplo terão comprometimento da extensão vocal e do falsete, e nestes casos, fonoterapia poderia ajudar, mas cirurgia normalmente não.
Para finalizar, devo lembrar que cada indivíduo tem uma frequência fundamental da voz e uma extensão vocal própria. Com trabalho duro e estudo de canto se chega longe, mas um (a) Baixo/Contralto nunca será um (a) Tenor/Soprano.
Um abraço!
Existem alguns problemas de voz que podem limitar o desempenho profissional. O fonoaudiólogo consegue desenvolver determinados recursos que auxiliam o profissional a adaptar sua voz, buscando melhora no desempenho de sua profissão.