Meus 2 filhos um de 2 anos e outro de 6 são portadores da osteocondromatose múltipla,tem algum tipo

2 respostas
Meus 2 filhos um de 2 anos e outro de 6 são portadores da osteocondromatose múltipla,tem algum tipo de tratamento?..eles tem direito a benefício do INSS?
Dr. Ewerton Borges de Souza Lima
Ortopedista - traumatologista
São Paulo
Olá! A osteocondromatose múltipla é uma condição genética que causa múltiplos crescimentos ósseos anormais (osteocondromas), geralmente próximos às articulações. O tratamento depende dos sintomas e da gravidade:

Casos leves: Apenas acompanhamento médico regular para monitorar o crescimento e possíveis complicações.
Casos com dor, restrição de movimento ou compressão de nervos/vasos: Pode ser necessária cirurgia para remoção dos osteocondromas.
Quanto ao INSS, crianças com essa condição podem ter direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), desde que:

A condição cause limitações significativas nas atividades diárias.
A renda familiar seja inferior a 1/4 do salário mínimo por pessoa.
É necessário apresentar relatórios médicos detalhados, laudos atualizados e passar por uma avaliação social e médica do INSS.

Recomendo procurar um ortopedista pediátrico para acompanhamento contínuo e, se necessário, um advogado previdenciário ou assistente social para ajudar no processo do benefício.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Marcos  Bastos Miranda
Ortopedista - traumatologista
Santos Dumont
O tratamento é o acompanhamento das lesões para controle em caso de malignização das lesões, ja que, a osteocrondromatose múltipla existe uma maior chance desta evolução. Além disso as lesões de maior dimensão, em crescimento ou que geram desconforto podem ser ressecadas cirurgicamente. O beneficio do inss vai depender das limitações que a comorbidade gera ao individuo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.