Microcalcificao na mama e câncer?

3 respostas
Microcalcificao na mama e câncer?
Olá. As microcalficações precisam ser bem avaliadas, descritas, caracterizadas e classificadas conforme a classificação de Birads. Existem calcificações completamente benignas, existem calcifcações que precisam apenas ser seguidas, existem calcificações que precisam ser biopsiadas. A grande parte das calcificações são benignas mas algumas podem estar associadas a lesões pré-câncer ou mesmo malignas.
Converse com o mastologista. Ele poderá lhe ajudar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Microcalcificações na mamografia é muito comum.Elas podem ser isoladas, difusas ou agrupadas. As isoladas e as difusas são de aspectos benignos. As agrupadas podem ser Bi-rads 3(cerca de 1% de probabilidade de ser malignas) , Bi-rads 4(20%)e bi-rads 5 (80%). Se possìvel deve ser realizado estudo comparativo com as mamografias anteriores, pois podem ajudar a alterar as conclusões .
A microcalcificação em si não é câncer, mas ela pode representar que há algum processo neoplásico iniciando-se nas células do ducto mamário (como o carcinoma um situ ou microinvasivo da mama) particularmente se essas microcalcificacões se agrupam, possuem plemorfismo (diversos formas no mesmo grupamento), possuem arranjo ductal ou estão associadas a algum nódulo ou densidade no parênquima da mama. Felizmente, a minoria das microcalcificacões possuem tais características suspeitas descritas acima e para um diagnóstico preciso é imprescindível exames de boa qualidade e profissionais especialistas bem capacitados para sua análise.

Especialistas

Adriano Meira Oliveira

Adriano Meira Oliveira

Mastologista, Cirurgião geral

Florianópolis

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Silvia Nardozza Santerini

Silvia Nardozza Santerini

Oncologista

Sinop

Natália Polidorio

Natália Polidorio

Mastologista

Brasília

Gustavo Vasili Lucas

Gustavo Vasili Lucas

Oncologista

Curitiba

Aline Prado de Almeida

Aline Prado de Almeida

Mastologista, Ginecologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 234 perguntas sobre Câncer de mama
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.