Minha avó de 88a toma Aurorix (150ml-2x/dia) e Citalopram (20ml-1x/dia). Aurorix parou de ser fabricado

3 respostas
Minha avó de 88a toma Aurorix (150ml-2x/dia) e Citalopram (20ml-1x/dia).
Aurorix parou de ser fabricado no Br e o médico dela indicou tomar apenas Citalopram 2x/dia.
Tenho receio de que não seja suficiente para compensar a falta do Aurorix.
O que posso fazer?
Dr. Bernardo de Sampaio
Psiquiatra
Santo André, SP
Olá! O aurorix pertence a uma classe de antidepressivos muito potente, a dos inibidores da monoamino oxidase (IMAOs). A substituição dessa medicação deve ser feita de maneira cautelosa, para evitar recaídas. Todavia, nota-se que seu familiar fazia uso de uma dosagem inicial de citalopram, o que dá margem para o psiquiatra que o acompanha fazer um bom manejo, no sentido de progredir com a dosagem. Sempre converse com seu médico e esclareça suas dúvidas, pois é um dos pilares na adesão ao tratamento!
Atenciosamente,
Dr Bernardo

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Alessandra Sanches Gonzales
Psiquiatra
Santo André
Geralmente a estratégia de associar moclobemida (inibidor reversível da enzima MAO) a ISRS (inibidores seletivos da recaptação de serotonina) é usada para tratar casos de depressão refratária. Caso seja impossível continuar com a moclobemida (pode-se pesquisar em farmácias de manipulação), o ideal é reduzir de modo gradual para não haver síndrome de retirada. Não há como ter certeza se o citalopram conseguirá manter sua avó compensada, mesmo na dose mais alta, pelo efeito da moclobemida ser mais amplo no cérebro. Assim, o médico deve ter avaliado os esquemas de tratamento e respostas clínicas prévios ter embasado sua decisão.
Olá, dependendo do tempo que a sua avó fazia uso da medicação, provavelmente ela está estabilizada. O citalopram é um medicamento muito eficaz e, pelo seu relato, na ausência do Aurorix, o médico de sua avó aumentou a dosagem diária do citalopram como forma de compensar a falta e manter a estabilidade.
Caso venha isso venha a não ser suficiente, existem outros medicamentos tão ou mais eficazes que o Aurorix que podem ser adicionados ao citalopram, garantindo que sua avó tenha o tratamento adequado.
Converse com o médico dela para esclarecer suas dúvidas e mantenha o acompanhamento regular, essa é a melhor forma de se manter a estabilidade do quadro.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Aurorix
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.