Minha bebê fez 4 tomografias dentro de um ano ( ela tem um ano e 3 meses) , devido um tumor cerebral
5
respostas
Minha bebê fez 4 tomografias dentro de um ano ( ela tem um ano e 3 meses) , devido um tumor cerebral benigno que foi retirado, a primeira e a segunda tiveram 6 meses de intervalo, as outras duas 15 dias, será que tem algum risco de desenvolver alguma doença grave, ou aumentar as chances de ca no caso dela?
é importante acompanhar, tem maior chance de desenvolvimento de novo tumor, não necessáriamente de cancer. Se desejar, estou à disposição para uma consulta com maiores esclarecimentos
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Tomografias em crianças devem ser feitas com cautela, mas quando há uma condição séria como um tumor cerebral, os benefícios geralmente superam os riscos. Apesar da radiação envolvida, o número de exames realizados no caso da sua bebê foi necessário para o acompanhamento da saúde dela. O risco de desenvolver algo grave por causa disso é considerado baixo, mas é importante continuar o acompanhamento médico. Agende uma consulta com a Dra. Jéssica Primitivo para uma avaliação completa e orientações personalizadas para o caso da sua filha.
Muito obrigado por compartilhar sua preocupação! Embora a radiação acumulada em tomografias mereça atenção, os benefícios do acompanhamento neste caso superam os riscos. Cada situação deve ser avaliada individualmente com seu neurocirurgião e pediatra. Estou à disposição para uma consulta de telemedicina para orientações mais específicas - será um prazer oferecer suporte personalizado nessa jornada!
Dr. Matheus Chagas Lima CRM MG 110200
Dr. Matheus Chagas Lima CRM MG 110200
Entendo sua preocupação. Apesar das tomografias usarem radiação, quando bem indicadas — como no caso da sua bebê — os benefícios superam os riscos. O risco de desenvolver uma doença grave como câncer é muito baixo, especialmente com esse número de exames. Converse com o médico sobre possíveis alternativas no futuro, como a ressonância. Você está cuidando muito bem dela.
Olá! Não sei se entendi bem sua pergunta. Entendi que sua preocupação é de sua filha desenvolver complicações pela quantidade de tomografias que foram feitas nela, então vou responder neste contexto. De fato, a tomografia expõe sua filha à radiação, e isso pode ter riscos. Contudo, o risco de, por exemplo, surgir algum câncer em decorrência de 4 tomografias é muito pequeno. Além disso, sua filha passou por um procedimento complexo de neurocirurgia, então é extremamente justificado, do ponto de vista médico, a realização de tais exames, pois, deixar de acompanhar corretamente o quadro seria muito mais perigoso do que o risco teórico da radiação!
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.