Minha bebê tem 1 ano e 4 meses,está 4 dias sem fazer coco. É normal?

2 respostas
Minha bebê tem 1 ano e 4 meses,está 4 dias sem fazer coco. É normal?
Caso não esteja com cólicas ou outro sintoma, sim pode ser normal. Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Heitor Oliveira
Homeopata, Pediatra, Médico de família
Piracicaba
É perfeitamente compreensível a sua preocupação, pois o ritmo intestinal dos pequenos é um termômetro que as mães acompanham de perto. Aos 1 ano e 4 meses, embora exista uma variação individual no funcionamento do intestino, ficar 4 dias sem evacuar não é considerado o padrão ideal, especialmente se houver mudança na consistência das fezes.

Nesta fase de transição alimentar e maior atividade física, vários fatores podem influenciar o trânsito intestinal. É importante observar as seguintes circunstâncias:

Consistência e Esforço: Mais importante que o número de dias é como as fezes saem. Se quando ela evacuar as fezes estiverem endurecidas (em formato de "bolinhas") ou se ela demonstrar dor e sofrimento, estamos diante de um quadro de constipação intestinal.

Sinais de Alerta: Observe se a bebê apresenta a barriguinha muito inchada e endurecida, vômitos, recusa alimentar persistente ou se solta gases com muita dificuldade. Esses sinais exigem uma avaliação médica mais imediata.

Fatores Contribuintes: Aos 16 meses, a ingestão de água e o equilíbrio entre fibras (frutas, legumes) e o consumo de leites/derivados são cruciais. Às vezes, um excesso de cálcio ou a baixa hidratação podem deixar o intestino mais lento.

Cientificamente, o acúmulo de fezes no reto por muitos dias pode tornar o momento de evacuar doloroso, o que faz com que a criança tente "segurar" o cocô para evitar a dor, criando um ciclo que precisa ser interrompido com orientação profissional.

Embora possamos ajustar a dieta com alimentos mais laxantes (como mamão, ameixa e aveia), é fundamental que ela seja avaliada para descartar causas funcionais ou orgânicas e para que se verifique a necessidade de alguma intervenção medicamentosa ou homeopática específica para o caso dela.

Especialistas

Tulia Mara Fadel Andrade

Tulia Mara Fadel Andrade

Pediatra

Nova Lima

Eduardo Kishimoto

Eduardo Kishimoto

Pediatra

São Paulo

Mônica Souza Figueiredo

Mônica Souza Figueiredo

Generalista

Rio Das Ostras

Patricia Aleixo

Patricia Aleixo

Pediatra

São Paulo

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 803 perguntas sobre Constipação em bebês
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.