Minha dificuldade é em falar algumas palavras como por exemplo, eu troco l por r, não consigo me concentrar

23 respostas
Minha dificuldade é em falar algumas palavras como por exemplo, eu troco l por r, não consigo me concentrar numa leitura por exemplo. Que terapia devo procurar?
Pelo troco do "l" pelo "r," sugiro procurar um@ logopedista. Mas não tenho certeza se exercícios vão aliviá-l@ suficientemente. Precisa experimentar e ver se não precisa de outra coisa. Principalmente por causa da combinação com o problema da concentração na leitura.

Este problema é muito comum, mas imagino que você está perguntando por senti-lo como extremo em você.

Sugiro você apreender a meditação. Existem cursos tanto religiosos (budistas) como não-religiosos. Ai apreende-se a concentração. O problema no seu caso deve ser específico na leitura porque você pode estar levando uma vida que não requer concentração em outras áreas.

Na última instância, você pode fazer uma psicoterapia profunda ou uma psicanálise para entender o quê foi que te fez desviar da cultura comum. Experiências feitas na infância que bloqueiam as suas capacidades. .
Espero ter ajudado.

Olá, referente a troca do "l" pelo "r", sugiro que procure um fonoaudiólogo que irá auxiliar nessa área, bem como ele poderá verificar o quanto essa dificuldade pode estar afetando sua concentração na leitura. Caso este profissional percebe que tais dificuldades estejam ligados a os aspectos (emocional, memória, inteligência etc), o mesmo encaminhará para os demais profissionais que poderão contribuir para um melhor tratamento (neurologista, psicólogo, psicopedagogo etc).
Olá. Sobre a troca do l pelo r índico procurar um fonoaudiologo, pois pode se tratar de um rotacismo, acomodação de linhuagem ou outros... Quanto a não conseguir se concentrar em leitura, um psicólogo pode fazer uma avaliação e ajudar com orientações e técnicas específicas. Caso o problema cause muitos prejuízos, um neuro ou psiquiatra poderá investigar algum déficit de atenção e receitar medicação para acompanhar no tratamento.
O profissional indicado para as suas dificuldades é o Fonoaudiólogo, pois trabalhamos com alterações na fala e também com dificuldades de atenção e memória. Caso haja a necessidade de uma avaliação de outro profissional o próprio fonoaudiólogo irá te encaminhar. Me encontro a disposição. Abraços!
Olá, sugiro que realize uma avaliação com um fonoaudiólogo que verificará tanto as questões estruturais quanto funcionais relacionadas a fala e a linguagem . Após essa avaliação o profissional conseguirá traçar uma conduta terapêutica e caso se faça necessário realizará os encaminhamentos para outras especialidades. Espero ter ajudado! Abraços.
Fonoaudiologo pode lhe ajudar....
Olá sugiro que você faça uma avaliação psiconeurologica com um psicólogo . Aí ele vai encaminhá-lo para fonoaudiologia e/ou psicoterapia para também avaliar as possíveis causas emocionais dessas trocas. Hoje psicólogos fazem excelentes avaliações Neuropsicológicas e isso poderá ser resolvido com o devido tratamento.
Essa sua dificuldade chama-se DISLALIA, que é um distúrbio da fala caracterizado pela dificuldade em articular algumas palavras, sugiro que você busque um Fonoaudiólogo, porém esse problema já deve ter trazido muito sofrimento e constrangimento, sugiro que busque um tratamento Psicológico, para se conhecer mais, trabalhar a confiança e a autoestima.
Espero que lhe tenha ajudado
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Boa noite, sugiro que você procure um fonoaudiólogo, para fazer uma avaliação mais especifica. Caso esta questão, esteja causando conflitos emocionais, procure um psicólogo também.
Olá! Sua queixa tanto na fala quanto na leitura por conta da troca de letras mostram a necessidade de tratamento fonoaudiológico e psicopedagógico. Estes seriam os principais pilares sobre a área de aprendizagem, porém é possível que em tratamento os especialistas solicitem a psicologia para ajudar em alguma questão emocional. Abraço
Olá, em um primeiro momento o especialista que deve procurar para realizar uma avaliação é um fonoaudiólogo e caso se faça necessário ele o encaminhará para outro especialista se necessário.
Olá, sugiro a procura de um fonoaudiólogo
Pode fazer um tratamento combinado entre fonoaudiólogo e psicólogo ou neuropsicólogo pra trabalhar as dificuldades de linguagem, atenção/concentração e emocional.
Olá, bom dia! Neste primeiro momento é importante que você busque uma avaliação com um fonoaudiólogo. Para que possa fazer uma avaliação e ter um diagnóstico mais preciso. Se esta questão estiver afetando a forma como você se sente, busque uma ajuda psicológica também. Espero ter ajudado. Fique bem.
Olá...
Considero importante uma avaliação com fonoaudióloga, este é o profissional mais indicado neste momento.
Caso o especialista perceber a necessidade de outro profissional, ele fará a indicação.
Abraços!
boa noite para a troca da l com a r é preciso consultar um/a fonoaudiologo/a, e pela dificuldade de concentração pode procurar uma psicologa para ver se tem algum problema emocional que impede a concentração, ou o medo ou vergonha de se expor a causa da troca das letras. Procure ajuda!
TCC - Terapia Cognitivo Comportamental com psicólogo especializado
Olá, sugiro que você procure um fonoaudiólogo para uma avaliação mais específica.
Você deve fazer uma avaliação fonoaudiológica e neuropsicológica para entender melhor estas questões
Olá. Passe por uma avaliação com um fonoaudiólogo, se houver a necessidade ele te encaminhará a outros profissionais. Atenciosamente.
Olá.
Você pode buscar um fonoaudiólogo e uma avaliação psicológica para uma avaliação mais completa de suas dificuldades e facilidades.
Dessa forma fica mais fácil buscar uma linha de tratamento específica para você.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Abraço
Olá
Precisa avaliar com fonoaudióloga que indicará outros profissionais se for necessário.
Se você está enfrentando dificuldades específicas na pronúncia de certas palavras, como trocar "l" por "r", e também tem dificuldades de concentração na leitura, pode ser útil procurar a ajuda de um fonoaudiólogo e, possivelmente, de um neuropsicólogo.
Fonoaudiólogo: é um profissional especializado em distúrbios da comunicação, linguagem e fala. Eles podem ajudar a diagnosticar e tratar dificuldades de pronúncia, articulação e outros problemas relacionados à fala.
Neuropsicólogo: Se a dificuldade de concentração na leitura estiver relacionada a questões cognitivas, um neuropsicólogo pode ser consultado. Esse profissional avalia a relação entre o cérebro e o comportamento, podendo identificar dificuldades específicas relacionadas à atenção, memória e processamento cognitivo.
Avaliação por um médico: É sempre aconselhável consultar um médico para descartar possíveis causas médicas subjacentes para as dificuldades que você está enfrentando. Algumas condições médicas podem influenciar a fala e a concentração.
Além disso, um fonoaudiólogo pode fornecer exercícios específicos para ajudar a melhorar a pronúncia e trabalhar em áreas específicas de dificuldade na fala. Lembre-se de que a terapia pode variar de pessoa para pessoa, dependendo das necessidades individuais, por isso é crucial procurar ajuda profissional para uma avaliação mais precisa.
Se possível, consulte um médico ou um profissional de saúde para obter uma orientação mais personalizada com base em sua situação específica.