Minha esposa acredita ter sido abusada sexualmente na infância. Eu acredito que ela esteja "caindo na

9 respostas
Minha esposa acredita ter sido abusada sexualmente na infância. Eu acredito que ela esteja "caindo na real" agora. O que devo fazer para ajudá-la? Tanto no dia a dia em casa, quanto medicinalmente?
Olá!!!Que bom que você está disposto a ajudá-la nesse momento!
Primeiramente , o mais importante é ter empatia e disponibilidade de escutar e acolher ela.
Procure ajuda de um psicólogo ,a psicoterapia irá ajudá-la a elaborar e passar por todo esse período.
E, se for necessário,ele irá aconselhar uma visita ao psiquiatra para simultaneamente fazer um tratamento medicamentoso.
Espero que eu tenha ajudado!Estou á disposição!Fiquem bem!

Olá!! Muitas pessoas abusadas na infância lembram quando adultas do ocorrido. E apesar de doloroso, lembrar é positivo porque é a única forma de poder abordar e tratar as feridas emocionais. Ela precisa falar sobre o assunto e é provável que lembre de mais detalhes com o passar do tempo. É muito importante que ela tenha apoio das pessoas próximas, que bom que você está disponível para ajudá-la! Escute-a sempre que ela sentir que precisa se abrir, mesmo que pareça repetitivo em alguns momentos. E procure ajuda de um psicólogo para apoiá-las nessa caminhada! Caso necessário, esse profissional faz o encaminhamento para o psiquiatra.
Olá, boa tarde! Que ótimo que está querendo ajudar! Nesse primeiro momento, é essencial que você a acolha, a escute e dê um suporte nesse momento difícil. Além disso, seria interessante ela buscar uma ajuda psicoterapêutica, para que a auxilie na elaboração desse abuso. Quanto ao uso de medicamentos, só é necessário em alguns casos, se for preciso o psicoterapeuta a aconselhará.
O abuso sexual pode deixar marcas de sofrimento numa pessoa, se é maior ou menor depende da personalidade e da gravidade do abuso, sendo impossível generalizar como cada pessoa vai reagir. Idealmente você pode ofercer seu apoio emocional sem julgamento e sugerir buscar ajuda de um psicólogo. O auxílio medicamentoso é feito com um médico (psiquiatra) se for necessário.
Olá! Acredito que sumariamente seria mais interessante sua esposa procurar um psicólogo de confiança e trabalhar em como este abuso afetou sua vida. Caso torne-se necessário ela pode recorrer a um psiquiatra para um tratamento medicamentoso. Contudo, enquanto marido, o mais necessário é o suporte que você pode prestar a sua esposa, procurando ser solidário com a sua situação e sempre a acolher em momentos necessários.
Olá. Lembranças de abuso sexual são perturbadoras e o processo de reviver o passado, nessas, situações, tende a ser muito angustiante. É bom que sua esposa possa se sentir acolhida, inclusive nas incertezas e dúvidas que costumam acompanhar essas rememorações. Contar com o atendimento de um psicoterapeuta pode ser valioso.
É importante respeitar o espaço dela, perguntar como se sente, respeitar a privacidade e ela mesma aos poucos te dizer o que pode ser feito para que ela se sinta confortável. Pode levá-la para acompanhamento psicológico.
...o acolhimento e escuta podem começar em casa. O espaço e respeito às lembranças - sempre sem julgamento, podem trazer algum alívio até a consulta com um profissional Psi, seja psicólogo ou psicanalista que, por sua vez, podem encaminha-los a um psiquiatra, caso seja necessário.
Boa tarde. É muito importante nesse momento a escuta e o acolhimento. Um acompanhamento psicológico seria fundamental para que ela possa falar sobre o assunto com mais liberdade, e também para que possa ressignifcar essas lembranças.