Minha esposa não consegue fazer sexo, pois foi abusada quando criança. O problema é que ela não procura

9 respostas
Minha esposa não consegue fazer sexo, pois foi abusada quando criança. O problema é que ela não procura um médico para tratar do assunto, porquê? O que devo fazer?
Os colegas responderam de modo esclarecedor, acrescentaria apenas que sua esposa pode sofrer de Transtorno de Estresse Pós-Traumático, muito comum após situações de abuso físico ou sexual. O tratamento para estes casos é uma combinação de estratégias psicológicas e uso de medicamentos, por isso é importante que ela também seja avaliada por um médico psiquiatra.

Respeitosamente,

Acrescentando à resposta da psicóloga Gisela: a sua pergunta diz que ela tem dificuldade de fazer sexo porque sofreu abuso sexual. Logo, sugiro que ela procure dois profissionais: psicólogo e um terapeuta sexual ou um profissional que atenda as duas coisas porque precisa trabalhar os pensamentos distorcidos a respeito de sexo, o medo de fazer sexo, as crenças (negativas) a respeito de sexo e o terapeuta sexual ou psicólogo com habilidade em sexualidade para trabalhar a "psicoeducação sexual" e prescrever tarefas sexuais para o casal.
Não temos dados que são de suma importância para falar desse assunto, como: Você sabia antes de se casar? Quantos anos de casados, filhos ou não etc... Nesse caso deve buscar uma ajuda em primeiro lugar para ela e diria que para você também, eté mesmo a terapia de casal um com profissional especializado em casamento, seria uma ferramenta riquíssima para ajuda-los nesse caminho. Não deixe de buscar ajuda qualificada e certamente terá resultados expressivos.

Boa Sorte.
A disposição.

Dra. Sayonara Machado.
Situações de violência sexual normalmente são provocadas por pessoas da própria família ou do círculo mais próximo, ou seja, teoricamente, por pessoas em quem esta criança confia, como também ama e admira. Assim, este é trauma, em geral, não se restringe à violência cometida contra ela, mas também ao desmentido que ela pode sofrer por parte de algum dos adultos para quem ela tenta denunciar esta violência, como forma de pedido de socorro, o que também diz algo desta dinâmica familiar. O resultado é um adulto que vai carregar um trauma psíquico que deixa marcas profundas e trazer uma dor psíquica extremamente difícil de suportar. A terapia, no caso, um processo psicanlítico poderia ser indicado para ajudar a lidar, com muito cuidado e muita calma, com esta e outras questões que, com certeza, compõem um quadro de adoecimento bastante complexo. Mas, como em todo processo de trauma é necesário muita paciência e suporte afetivo para que a pessoa possa ter a vontade necessária para isso.
Terapia Cognitivo Comportamental, associada a técnica da hipnose pode resolver os traumas do estupro. Procure um psicologo habilitado para fazer hipnoterapia.
Situaçoes complexas exigem uma equipe interdisciplinar.A psicoterapia é imprescindivel,o medico ou psicologo com formaçao em sexologia contribuiria bastante. Tenho atendido pacientes tbem com a ajuda da endocrino na dosagem hormonal auxiliando na libido.A fisioterapia tbm tem apresentado bons resultados trabalhando junto a equipe.Os trabalhos nao ocorrem simultaneamente o importante que sejam realizados e que a equipe seja informado sobre todos os procedimentos.
Ola, costumo dizer que a violência sexual, em qq idade é o assassinato da alma. Deixa, muitos sentimentos distorcidos( medo, culpa,entre outros). É importante, se ela não quer buscar ajuda que vc possa iniciar terapia com um psicólogo. Assim , podendo entender a si mesmo para ajuda- la. Psicóloga Cristina
Seu relato bom relação ao problema de sua esposa, precisa ser mais esclarecedor. Ainda acredito que faltam detalhes importantes que possam atribuir a total culpa a este fator. Entretanto é bem provável haver muitos comprometimentos emocionais. Aconselho ajuda psicológica urgente. ABS. À disposição para consultas.
Olá. Sugiro que procure um Psicólogo(a) com especialização em Sexologia para o inicio de um tratamento. Para se investigar até que ponto o abuso sofrido quando criança reflete na sexualidade e na vida sexual do casal. há tratamento.Abraço.