Minha filha de 7 anos acorda muito cedo pra ir pra escola, as 5:30 e tira uma soneca das 13:00 as 15:00.

6 respostas
Minha filha de 7 anos acorda muito cedo pra ir pra escola, as 5:30 e tira uma soneca das 13:00 as 15:00. Mas a noite ela demora a dormir e ainda acorda de madrugada e vai para o meu quarto. Posso dar algum calmante fitoterápico pra ela dormir a noite toda?
Aconselho a buscar atendimento psicológico. O fator sono pode estar relacionado com ansiedade, preocupações pontuais relacionadas a idade. Também é preciso entender o porquê da necessidade de ir pra cama do casal, qual a real representatividade desses afetos. No atendimento psicológico podemos avaliar e trabalhar em favor da saúde de sua filha, e possivelmente não será preciso fazer uso de nenhuma substância fitoterápica. Boa sorte.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Concordo com o profissional acima. Talvez seria mais viável procurar uma ajuda psicologica para averiguar tais comportamentos.
Antes de iniciar o uso de medicamentos, mesmo que fitoterápicos, é preciso entender se realmente se trata de um distúrbio, uma dificuldade de sono, ou se é alguma necessidade emocional não atendida, ou mesmo um hábito que se criou e precisa ser modificado. Você já conversou com a sua filha sobre essa ida para a sua cama? Tente acolhe-la, perguntar porque ela faz isso e explicar porque isso é um problema para você, para ela e para a dinâmica da casa. Além disso, talvez seja interessante reduzir a soneca da tarde para uma hora de duração, para ver se ela pega no sono mais rápido à noite ou não. Analisar os rituais de sono, o que é feito antes de dormir e se isso também atrapalha o sono é uma das opções. Procure um profissional caso entenda que o problema não é nenhum dos anteriores, ou se não conseguir resolver sem ajuda externa! Um abraço!
Ao olhar a situação do ponto de vista emocional, pergunto-me quando começou e porque? Além disso, sempre é bom olhar a função deste comportamento, ou seja, para que serve? Vale verificar se ela não está apresentando um pedido deslocado, assim como: precisa de mais atenção e cuidado? Precisa de proteção? A quem quer ou precisa proteger? Entre outras.
Ao avaliar e possivelmente descartar causas orgânicas, médicas e de ambiente, vale buscar ajuda de psicólogo, talvez para a família e entender a função do sintoma antes que este evolua para outro mais difícil de identificar e eliminar.
Forte abraço m.
Todo medicamento deve ser sobre orientação médica, mesmo este sendo fitoterapico.
Acho de grande valia uma avaliação com psicólogo. Pelo que relata parece está associada a questões comportamentais. (Observe o sono a tarde)
As emoções tem uma grande influencia no sono, por isto é importante avaliar o contexto.
Gratidão!
Eu sugiro que você determine um horário para dormir. E 2 horas antes do horário de dormir, evite contato com aparelhos eletrônicos. Vale criar uma rotina para que ela desacelere aos poucos. Vale um banho, uma leitura realizada pela família no quarto... um abraço e um beijinho de boa noite.

Especialistas

Maite Varela

Maite Varela

Psicanalista, Psicólogo

Santos

Odegine Graça

Odegine Graça

Psicólogo

Colombo

Fernanda Rangel da Silva

Fernanda Rangel da Silva

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Mayara Vieira Pereira

Mayara Vieira Pereira

Psicólogo

Maringá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 33 perguntas sobre Distúrbio do sono infantil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.