Minha filha esta em processo de gagueira ha mais ou menos 14 meses e piorou depois que tive meu segundo

3 respostas
Minha filha esta em processo de gagueira ha mais ou menos 14 meses e piorou depois que tive meu segundo filho, que hoje tem 3 meses. esta em tratamento com fono que não é especialista em gagueira, mas nao estou vendo reultado. Se tratou durante 3 meses e meio. O que eu poderia fazer?
Você pode conversar com a fonoaudióloga responsável pelo cuidado com sua filha para verificar como anda o acompanhamento dela e decidirem juntas o que fazer - avaliar a qualidade do acompanhamento até o momento, quais são os objetivos do tratamento, quais as expectativas e qual a real possibilidade de evolução do caso de sua filha. Além disso, como você desconfia de uma causa emocional, seria interessante procurar um psicólogo para poder avaliar sua filha e poder oferecer acompanhamento psicoterapêutico para ela.

As crianças costumam apresentar comportamentos estranhos ao ganharem irmãozinhos. NÃO estou afirmando que este seja o caso de seu filho, porém te aconselho a procurar também um psicólogo para avaliação, desta forma são dois importantes e diferentes profissionais para o resultado da avaliação da criança. Mais não se desespere, aguarde o resultado.
A ansiedade afeta o organismo como um todo e eventos importantes como a chegada de um irmãozinho pode deixar a criança ansiosa, ter piorado a gagueira após este evento é sugestivo de que isto está ocorrendo. Procure manter a rotina da criança, o mais que possível, inalterada, e reserve sempre um tempo de exclusividade para ela. Ao cuidar do bebê, procure envolvê-la, mostrando que a ajuda dela é bem vinda e necessária. Atividades físicas ao ar livre são relaxantes para a criança, como o são para os adultos, propicie essa oportunidade sempre que possível. A fonoterapeuta precisa saber o que está havendo e se julgar necessário, pode-se colsultar um Psicólogo infantil que trabalhe com manejo de ansiedade e orientação de pais.