minha filha foi diagnosticada com tab tipo 2,ficar agressiva ter fúrias de raiva e agredir entes queridos

3 respostas
minha filha foi diagnosticada com tab tipo 2,ficar agressiva ter fúrias de raiva e agredir entes queridos é sintomas de hipomania?
 Thiago de Sousa
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Não necessariamente. A agressividade em si não está ligada há um determinado transtorno em específico, uma vez que o manual de transtornos psiquiátricos emprega critérios em uma determinada escala buscando chegar num diagnóstico.
Caso sua filha esteja somente em acompanhamento psiquiátrico, possa ser interessante também buscar paralelamente alguma psicoterapia que permita a possibilidade de falar sobre essas questões que a afligem. Há de se ter cuidado ao diagnosticar e/ou buscar informações sem um acompanhamento de um profissional, pois poderá trazer prejuízos ainda maiores para a pessoa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
São sintomas sim, respondendo sua pergunta diretamente, mas claro que só essas informações, apenas esses sintomas por si só podem ser muitas outras coisas. São sinais na verdade que podem apontar para outro diagnóstico também, a avaliação é mais ampla.
Embora a irritabilidade possa ser um dos sintomas associados a episódios de hipomania, ela não é exclusiva a eles. A hipomania se caracteriza pela presença, de forma geral, de humor e energia anormalmente elevados. Se sua filha se encontra agindo de forma visivelmente diferente dos períodos em que se encontra em episódio depressivo, pode ser que a agressividade esteja associada à hipomania. Vale ressaltar que agressividade em si é um padrão comportamento como tantos outros, sendo possível e indicado acompanhamento terapêutico para desenvolver habilidades para ela identificar e trabalhar essas ações de forma a não se prejudicar ou prejudicar terceiros (independente do transtorno bipolar).

Especialistas

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Thiago Alcantara

Thiago Alcantara

Psicólogo

Goiânia

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 970 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.