Minha filha tem 11anos tomou a vitamina B12 e passou 9 dias mestruada aí parou com 5 dias voltou nov

1 respostas
Minha filha tem 11anos tomou a vitamina B12 e passou 9 dias mestruada aí parou com 5 dias voltou novamente e normal
Oi, tudo bem? Vou tentar te ajudar por aqui.

Em meninas de **11 anos**, principalmente nos primeiros anos após a menarca, é **muito comum o ciclo ainda ser irregular**. Nessa fase, o eixo hormonal ainda está em amadurecimento, e a menstruação pode durar mais dias, parar e voltar em pouco tempo, ou vir em intervalos irregulares. Isso, na maioria das vezes, faz parte do desenvolvimento normal.

A vitamina **B12 não costuma ser causa direta** de sangramento prolongado ou de a menstruação “ir e voltar”. O que geralmente explica esse padrão é a própria instabilidade hormonal da puberdade. O sangramento pode se estender por mais dias ou reaparecer após um pequeno intervalo, sem que isso represente um problema.

O que merece atenção é se o sangramento for **muito intenso**, com troca frequente de absorventes, se houver **palidez, cansaço excessivo**, dor importante ou se esses episódios se repetirem de forma prolongada. Nesses casos, vale uma avaliação para garantir que está tudo bem.

Na maioria das meninas dessa idade, com o passar dos meses, o ciclo vai se organizando naturalmente. Se você ficar insegura ou se isso continuar acontecendo, uma avaliação ajuda a acompanhar essa fase com mais tranquilidade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Fernanda Pedroni Lajner

Fernanda Pedroni Lajner

Ginecologista, Mastologista

Barueri

Gilka Paiva

Gilka Paiva

Ginecologista

João Pessoa

kyung Koo Han

kyung Koo Han

Ginecologista

Barueri

Paulo Maurício Soares Pereira

Paulo Maurício Soares Pereira

Ginecologista, Mastologista

Rio de Janeiro

Fernanda Macêdo

Fernanda Macêdo

Ginecologista

Fortaleza

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1208 perguntas sobre Distúrbios Menstruais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.