Minha filha tem 4 anos, e não consegue falar palavras com a letra L, o nome dela por exemplo Laura,

6 respostas
Minha filha tem 4 anos, e não consegue falar palavras com a letra L, o nome dela por exemplo Laura, ela diz Aua, luz ela diz uz, ixo é lixo, saia é sala. Observo também que por exemplo ela diz eu vou sair "ma" minha mãe, não fala o "com"
Acredito que devo procurar por um fonoaudiólogo, ou ainda é esperado que pela idade ela fale errado assim ?
 Jadna Colares
Fonoaudiólogo
Recife
Olá. Sobre o fonema /l/ ( som da letra L), sua filha está dentro do processo de aquisição esperado para sua idade, visto que possui 4 anos... porém é bom fazer uma avaliação do frênulo lingual. E sobre o possível fonema /k/ que inicia a palavra ''com'', já deveria ter adquirido por volta 1 ano e meio/ 2 anos. Resumidamente, sugiro uma avaliação fonoaudiológica!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Beatriz Saraiva
Fonoaudiólogo, Psicopedagogo
Rio de Janeiro
Boa noite!
O desenvolvimento da linguagem perpassa por várias variáveis. Esse fonema citado, no percurso típico já deveria ter aparecido. Outro fator é o desenvolvimento da organização frases, com pronomes , artigos, palavras opacas. É importante fazer avaliação com o especialista, para entender como anda todos os subsistemas de linguagem e o quão comprometidos estão ou não. O fato que não se deve perder as janelas de desenvolvimento e optar por esperar. O ideal é buscar orientação o quanto antes.
Olá! Aos 4 anos de idade é esperado que a maioria dos sons da fala estejam sendo adquiridos, inclusive o som da letra L. Algumas trocas ainda podem acontecer nessa fase, mas o que você descreve: como a omissão do L em palavras como Laura ("Aua"), luz ("uz") e a troca de sílabas ou omissão de palavras em frases, pode indicar um atraso ou distúrbio fonológico, que é quando a criança apresenta dificuldades para organizar os sons da fala de forma adequada.

Esses sinais são importantes e não devem ser ignorados, especialmente porque a fala interfere diretamente na aprendizagem, autoestima e na interação social da criança.

Sugiro procurar um(a) fonoaudiólogo(a) para uma avaliação completa. Quanto antes começar o acompanhamento, melhores serão os resultados.
Espero ter ajudado. Abraço!

Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
olá, Não espere mais , procure uma fonoaudiologa.
Com 5 anos a criança já deve ter a fala correta com todos os fonemas adquiridos.
Você está muito certa em observar esses detalhes, e a resposta direta é:

Sim, é indicado procurar um fonoaudiólogo para avaliação da sua filha.
Aos 4 anos, a fala dela já deveria estar mais clara e próxima do adulto, com alguns poucos sons ainda em desenvolvimento, mas não com tantas trocas e omissões como você descreveu.

Prof. Cláudia Mara Padilha Mainieri
Fonoaudiólogo, Psicopedagogo
Curitiba
Sugiro procurar atendimento fonoaudiológico

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Terapia do atraso de fala
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.