Minha filha tem displasia epifisaria e fez epifisiodese temporaria de fêmur para acvalgo nos dois joelhos.

3 respostas
Minha filha tem displasia epifisaria e fez epifisiodese temporaria de fêmur para acvalgo nos dois joelhos. A recuperação está sendo lenta, e apesar dos meses, ainda não consegue dobrar completamente os joelhos. Isso está dentro do esperado? Qual o tempo médio para a recuperação total dos movimentos?
A displasia epifisária é um defeito na cartilagem da articulação que é deformada e cursa com limitação dos movimentos. A epifisiodese é um procedimento extra-articular para correção do alinhamento do membro, minimamente invasiva e com ótimos resultados. A correção do alinhamento através da epifisiodese depende do crescimento ósseo e pode demorar vários meses, a depender do potencial e velocidade de crescimento da criança. Procure seu médico para que ele possa acompanhar regularmente a cirurgia e determinar o momento ideal de retirar a placa, aproveite e peça para que ele esclareça suas dúvidas.

Olá, bom dia.

Neste caso é importante saber se os movimentos já eram completos antes da cirurgia. A displasia epifisária na maioria das vezes cursa com um movimento menor nos joelhos, o que pode ser a causa desta perda do arco de movimento que a sra percebe.

Se realmente a perda de movimentos se deu após a cirurgia é importante procurar o seu médico para uma avaliação. pode ser necessário fazer um pouco mais de fisioterapia. É natural após o procedimento de epifisiodese haver dor e receio para movimentação dos joelhos, mas dentro de algumas semanas geralmente se observa uma recuperação total.

Espero ter ajudado.

Att,
Concordo com o Dr Luiz Renato.Acrescento que assim que ela tiver restaurado a Amplitude de Movimento Normal e aforça muscular, seria interessante que ela fizesse algumas sessões de Reeducação Postural Global, para reestrutar todo o corpo à este novo alinhamento dos joelhos.