Minha irmã apresenta sinais de ausência, fala e ri sozinha, desorientada as vezes dirigindo vai parar

5 respostas
Minha irmã apresenta sinais de ausência, fala e ri sozinha, desorientada as vezes dirigindo vai parar em outro lugar que não é o caminho certo, alheia à realidade, compromissos, responsabilidades. Posso considerar como esquizofrenia? Como ajuda-la?
Dra. Vera Pelizzari
Psicólogo
São Paulo
Somente atraves de uma avaliação clínica que é possível afirmar sua desconfiança, já que são inúmeras as patologias que poderão possuir alguma essas características descritas, sugiro que você busque um profissional e persista no auxílio à sua irmã.
Espero que tenha conseguido lhe ajudar.
Estou a disposição.
Abraço
Vera Pelizzari

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Daniel Azevedo Cavalcante
Psiquiatra
São Paulo
Olá!
Não é possível, apenas por esse seu relato, considerarmos a sua irmã como portadora de esquizofrenia. Porém, o fato de tal quadro gerar uma significativa perturbação no funcionamento dela faz com que seja necessária uma avaliação psiquiátrica, a fim de se definir a causa por trás de tais manifestações. Uma vez identificada alguma patologia, prossegue-se com o adequado tratamento e acompanhamento.
Portanto, a melhor ajuda que você poderia prover a ela, nesse momento, seria levá-la até um psiquiatra, uma vez que a persistência do quadro relatado pode trazer consequências negativas marcantes para a vida de sua irmã em várias áreas.

Cordialmente,
Dr. Daniel A. Cavalcante
 Bruna Roberta Ferro Gonçalves
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Gostaria apenas de acrescentar que, esses sintomas apresentados pela sua irmã, podem estar presentes em diversos transtornos psiquiátricos além da Esquizofrênia, por isso a importância da avaliação pelo Psiquiatra para uma análise mais minuciosa do quadro e medicação adequada .
Atenciosamente,
Psicóloga Bruna
Procure por uma Neuropsicóloga que irá ajudá-la junto com o psiquiatra. Parabéns pelo cuidado em observar os comportamentos apresentados pela sua irmã na vida diária.
Abraços
Dra. Rita Cytryn
Psiquiatra
Salvador
Parabenizo a sua boa vontade e interesse em apoiar a sua irmã. Com a sua descrição é impossível fazer o diagnóstico dessa ou daquela patologia. O primeiro passo é marcar uma consulta com o psiquiatra. Após o relato e a observação clínica do mesmo, será possível instituir um tratamento e ajudá-la de forma consistente. Boa sorte na sua empreitada. Cordialmente, Dra Rita Cytryn

Especialistas

Halina Araújo Lopes Terron

Halina Araújo Lopes Terron

Psicólogo

São Paulo

Manoela Amorim

Manoela Amorim

Psicólogo

São José

Gleiciane Aline de Araújo

Gleiciane Aline de Araújo

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 494 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.