Minha irmã está tomando risperidona e quetiapina, e está sentindo o braço e o pescoço duro, é normal

3 respostas
Minha irmã está tomando risperidona e quetiapina, e está sentindo o braço e o pescoço duro, é normal?
Dr. Bruno Guimarães Tannus
Psicanalista, Médico de família
Curitiba
Não é normal. No entanto, se sua irmã começou a apresentar tais sintomas após iniciar ou aumentar as doses dessas medicações, eles podem ter relação com ambas. Sabe-se que tanto a risperidona quanto a quetiapina podem causar espasmos e rigidez muscular. Chama atenção em seu relato o fato dessas medicações estarem sendo utilizadas juntas, pois pertencem a mesma classe de psicofármacos (no caso, ambas são antipsicóticos). Sendo assim, convém esclarecer com o médico assistente qual seria a intenção dele ao prescrever tal combinação. Também é responsabilidade do médico assistente avaliar possíveis reações adversas das medicações e propor alternativas para resolvê-las.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Juliana Montez Ferreira
Médico de família
Rio de Janeiro
Os antipsicoticos ( classe dessas medicações) podem trazer algumas reações adversas como efeitos extrapiramidais que poderiam dar sintomas de tremor ou ridigez entre outros. É bom consultar o medico que a acompanha para avaliar a dosagem da medicação ou a associação com outra medicação.
Dra. Ana Paula  Vieira de Macedo
Médico de família
Rio de Janeiro
O que sua irmã está sentindo pode estar relacionado aos efeitos dessas medicações, que podem causar rigidez muscular ou sensação de tensão em alguns pacientes. Também podem influenciar a postura ou movimentos involuntários.
Nem sempre é algo grave, mas é importante acompanhar os sintomas e informar o médico que prescreveu os remédios, especialmente se houver dor intensa, dificuldade para movimentar o braço ou pescoço, tremores ou febre, pois nesses casos pode ser necessária avaliação médica mais urgente.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.