Minha mãe(70) está internada, nunca teve pressao alta ou diabetes. 31-01 após fazer CPRE retiraram

Minha mãe(70) está internada, nunca teve pressao alta ou diabetes. 31-01 após fazer CPRE retiraram pedra de seis mm, agora deu pancreatite. e ontem teve diarreia. É iminente cirurgia p retirar a vesicula? tem q tratar a pancreatite antes da cirurgia? como tratar dela em casa se tiver alta?

6 respostas


sempre que possivel operar na mesma internação, após a resolução da pancreatite. Caso seja um quadro de pancreatite grave aconselho aguardar entre 4 - 6 semanas. Procure a orientação do colega especialista que está cuidando dela. Abs boa sorte

Dr. Daniel Eichemberg Fernandes e Maia

Dr. Daniel Eichemberg Fernandes e Maia

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Que ruim que aconteceu pancreatite com sua mãe, sinto muito. Essa doença pode variar de leve a grave e é por causa dela que alguns casos fica indicado fazer a cirurgia de retirada da vesícula (colecistectomia). É por isso que o ideal é fazer essa cirurgia quando tudo está ok, em situação não de urgência porque na urgência fica tudo muito complicado. Quando a pancreatite é biliar (a pedra na vesícula foi o problema que levou a doença) daí é necessário esperar baixar a inflamação pelo menos 10 dias para depois operar. A preferência da cirurgia é por vídeolaparoscopia. Assim, ela não terá problemas maiores como esse. O problema é que se ela não tirar a vesícula essa situação pode recorrer e acontecer tudo de novo. Consulte um cirurgião experiente, isso faz a diferença.

Dra. Clarissa Alster Vicente

Dra. Clarissa Alster Vicente

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar consulta

Olá. A pancreatite pos CPRE acontece em até 6 % dos casos do procedimento, podendo está ser branda ou leve. Caso o quadro seja brando, aguarda se a melhora clínica e realiza a cirurgia na mesma internação. Em casos mais graves é preferível esperar algumas semanas, tendo em vista o processo inflamatório abdominal intenso. Espero ter contribuido. Melhoras a sua mãe!!

Dr. Tiago Cardoso

Dr. Tiago Cardoso

Cirurgião do aparelho digestivo

Manaus

Agendar consulta

É possível que a pancreatite dela seja decorrente do procedimento ou por migração de uma nova pedra. As duas são possíveis de acontecer de forma relativamente comum e a cirurgia de retirada da vesícula deve ser realizada na mesma internação após a melhora da pancreatite. Exceção a isso, normalmente é quando o paciente apresenta um risco cirurgico muito elevado e deve ser melhor preparado para a cirurgia, o que não parece ser o caso. Espero ter respondido sua dúvida!

Dr. Douglas Bastos

Dr. Douglas Bastos

Cirurgião do aparelho digestivo

Niterói

Agendar consulta

Olá. No contexto de cálculo no ducto biliar e pancreatite é necessário que a pancreatite esteja resolvida para depois operar a vesícula. A cirurgia da vesícula deve ser feita o quanto antes, para evitar que outro cálculo migre para o ducto biliar, mas apenas depois de curada da pancreatite. Geralmente se opera na mesma internação.

Dr. Rafael José Romero Garcia

Dr. Rafael José Romero Garcia

Cirurgião do aparelho digestivo

Belém do Pará

Agendar consulta

Se sua mãe teve uma pancreatite "leve", o ideal é esperar 24-48 horas, e fazer a cirurgia da vesícula. Em caso de pancreatite "grave", sua mãe deve continuar internada até a melhora da pancreatite. No primeiro caso, se não houver possibilidade de cirurgia da mesma internação, em casa ela deve manter uma dieta pobre em gorduras e ser operada da vesícula o quanto antes.

Dr. Marcos Radtke

Dr. Marcos Radtke

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.