Minha mãe, 74 anos, está com esquizofrenia há dois meses. Está tomando Quetiapina 25mg duas vezes

4 respostas
Minha mãe, 74 anos, está com esquizofrenia há dois meses. Está tomando Quetiapina 25mg duas vezes ao dia. Nos últimos dias piorou. Ela tem depressão, não quer ver ninguém, nem sair de casa, se alimenta pouco. Devo procurar qual especialista, psiquiatra ou neuro? Existe pelo SUS lugar onde interná-la?
Esquizofrenia é uma patologia bem rara de iniciar na idade da sua mãe, acredito que possa ter sido um engano do médico que deu este diagnóstico. Se ela está em um estado de confusão mental, não está se alimentando e etc, recomendo que a leve ao hospital da sua cidade - o Hospital São Camilo atende SUS e tem psiquiatra que pode avaliá-la caso o clínico de plantão ache necessário. Em pacientes idosos é sempre descartar causas que chamamos de orgânicas para quadros confusionais, como infecções, alteração em tireoide, etc. Espero ter ajudado. Um abraço.

Olá!
Os quadros de esquizofrenia raramente se desenvolvem na 3a idade.
Nos quadros psiquiátricos que se desenvolvem nessa fase da vida SEMPRE tem que ser afastada uma causa orgânica (alteração no organismo) que esteja causando esse tipo de sintoma! Queda de sódio, alterações de tireoide e déficit de vitaminas são causas frequentes.
Após afastar esse tipo de causa, a principal hipótese é de demênciao que pode” parecer” com depressao no inicio. O ideal portanto é levá-la para uma avaliação clínica e depois ao psiquiatra/neurologista. No sus as clínicas de família tem suporte de psiquiatra no Nasf.
Olá! Concordo em absoluto com os colegas acima. O diagnóstico tem que ser revisto. Muito provável não se tratar de esquizofrenia. Pode ser a abertura de um quadro demencial. Um quadro de Alzheimer em fase inicial, por exemplo, ou outro quadro demencial, ou outra causa orgânica. Ainda, pode se tratar de uma pseudodemência, no caso de a depressão dela ter se agravado tanto ao ponto de ela estar desenvolvendo sintomas psicóticos. De toda forma, o profissional mais habilitado para dar o acompanhamento é o psiquiatra. Sugiro que a leve no Pronto Socorro Psiquiátrico de sua cidade, para que um psiquiatra avalie e tome conduta. Se o colega achar que não nececessite de internação, sugiro que procure urgentemente um PsicoGeriatra. Atenciosamente.
Concordo com o colega. É quase nula a possibilidade de um caso de esquizofrenia se iniciar aos 74 anos.
A hipótese diagnóstica mais provável é Transtorno Orgânico Esquizofreniforme.
Como predominam sintomas mentais/comportamentais, deve ser priorizada a avaliação psiquiátrica