Minha mãe, 74 anos, está com esquizofrenia há dois meses. Está tomando Quetiapina 25mg duas vezes

4 respostas
Minha mãe, 74 anos, está com esquizofrenia há dois meses. Está tomando Quetiapina 25mg duas vezes ao dia. Nos últimos dias piorou. Ela tem depressão, não quer ver ninguém, nem sair de casa, se alimenta pouco. Devo procurar qual especialista, psiquiatra ou neuro? Existe pelo SUS lugar onde interná-la?
Esquizofrenia é uma patologia bem rara de iniciar na idade da sua mãe, acredito que possa ter sido um engano do médico que deu este diagnóstico. Se ela está em um estado de confusão mental, não está se alimentando e etc, recomendo que a leve ao hospital da sua cidade - o Hospital São Camilo atende SUS e tem psiquiatra que pode avaliá-la caso o clínico de plantão ache necessário. Em pacientes idosos é sempre descartar causas que chamamos de orgânicas para quadros confusionais, como infecções, alteração em tireoide, etc. Espero ter ajudado. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Os quadros de esquizofrenia raramente se desenvolvem na 3a idade.
Nos quadros psiquiátricos que se desenvolvem nessa fase da vida SEMPRE tem que ser afastada uma causa orgânica (alteração no organismo) que esteja causando esse tipo de sintoma! Queda de sódio, alterações de tireoide e déficit de vitaminas são causas frequentes.
Após afastar esse tipo de causa, a principal hipótese é de demênciao que pode” parecer” com depressao no inicio. O ideal portanto é levá-la para uma avaliação clínica e depois ao psiquiatra/neurologista. No sus as clínicas de família tem suporte de psiquiatra no Nasf.
Olá! Concordo em absoluto com os colegas acima. O diagnóstico tem que ser revisto. Muito provável não se tratar de esquizofrenia. Pode ser a abertura de um quadro demencial. Um quadro de Alzheimer em fase inicial, por exemplo, ou outro quadro demencial, ou outra causa orgânica. Ainda, pode se tratar de uma pseudodemência, no caso de a depressão dela ter se agravado tanto ao ponto de ela estar desenvolvendo sintomas psicóticos. De toda forma, o profissional mais habilitado para dar o acompanhamento é o psiquiatra. Sugiro que a leve no Pronto Socorro Psiquiátrico de sua cidade, para que um psiquiatra avalie e tome conduta. Se o colega achar que não nececessite de internação, sugiro que procure urgentemente um PsicoGeriatra. Atenciosamente.
Concordo com o colega. É quase nula a possibilidade de um caso de esquizofrenia se iniciar aos 74 anos.
A hipótese diagnóstica mais provável é Transtorno Orgânico Esquizofreniforme.
Como predominam sintomas mentais/comportamentais, deve ser priorizada a avaliação psiquiátrica

Especialistas

Cristiane dos Santos Machado

Cristiane dos Santos Machado

Psiquiatra

Porto Alegre

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Liége Malosti

Liége Malosti

Psicólogo

Taubaté

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 460 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.